Geral

Sebrae e parceiros articulam missão técnica e cooperação com Israel

02/08/2017
Sebrae e parceiros articulam missão técnica e cooperação com Israel

Mesmo com um território equivalente ao estado de Sergipe, Israel é um país reconhecido por suas soluções para a vida no deserto. São modelos de irrigação, energias renováveis, gestão de água e tecnologias de produção que podem, facilmente, ser aplicadas ao semiárido brasileiro. Por essas razões, o Sebrae em Alagoas e diversos parceiros estão mantendo contato com o governo de Israel para uma missão técnica e acordo de cooperação a fim de trazer algumas dessas soluções para o estado. Uma reunião realizada na tarde dessa terça-feira (1º) com a representante do Consulado de Israel foi mais um passo nessa direção.

O país do Oriente Médio foi representado por Sheila Golabek Sztutman, assessora especial para a Região Nordeste. Ela veio conhecer os parceiros interessados na missão técnica, agendada para o mês de novembro deste ano, e os temas de interesse de Alagoas para cooperação – técnica e comercial –, que contemplam aprendizado e a transferência de tecnologia para o Agronegócio e também para pequenos negócios dos setores de Comércio, Serviços e Tecnologia.

A reunião contou com a presença de toda a diretoria do Sebrae em Alagoas, do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, e representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Cooperativa Pindorama.

O interesse da cooperação técnica com Israel veio de uma experiência bem sucedida realizada pelo Sebrae do Rio Grande do Norte em 2016.

“Nós ficamos sabendo e entramos em contato com eles para obter mais informações. Ao mesmo tempo, o secretário de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, também ficou sabendo e entrou em contato com o Consulado de Israel. Em uma visita ao cônsul, em São Paulo, Marcos Vieira e eu descobrimos que havia o interesse, também, da Emater e da Casal, então, vimos que era algo que podia ser trabalhado com os parceiros em Alagoas. Fizemos um projeto de missão técnica, que foi aprovado na última reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae, e agora estamos levando o trabalho adiante com nossos parceiros e a visita da representante do Consulado de Israel no Nordeste”, explicou Ronaldo Moraes, diretor técnico do Sebrae em Alagoas.

Para Marcos Vieira, superintendente do Sebrae, a oportunidade de aprendizado para os alagoanos é imensa, já que Israel é um país consolidado em termos de ciência e tecnologia. “É um território de tamanho aproximado ao estado de Sergipe, mas tem 27 centros tecnológicos, universidades entre as mais conceituadas do mundo e uma experiência fantástica no trato do campo, pelas condições adversas em termos de topografia e clima. Tem muitas semelhanças com nosso semiárido. Vamos fazer com que nossos técnicos e empresários conheçam essas experiências para podermos trocar um conjunto de conhecimentos e trazer as empresas de lá, unindo-se às nossas empresas, a exemplo do que foi feito em um passado recente com o Canadá”, relatou Vieira.

Projetos que podem ser contemplados

Duas apresentações nortearam a reunião. Ronaldo Moraes apontou os projetos do Sebrae que podem contar com colaboração israelense, desde o Crescer no Campo ao Smart Cities, enquanto o diretor presidente da Emater, Carlos Dias, mostrou o Projeto Canal do Sertão ‘Águas do São Francisco’, voltada para o uso produtivo e sustentável da água pelas famílias de agricultores ribeirinhos.

Bastante satisfeito por receber tal reunião na casa da agricultura, o presidente da FAEAL, Álvaro Almeida, defendeu a necessidade da missão técnica para mudar o futuro dos produtores rurais alagoanos. “Essa missão é muito importante pelo que se pode aprender para o benefício do estado de Alagoas. Talvez a gente não possa ver todo esse resultado, mas as gerações futuras vão nos agradecer pelos passos que estamos tomando aqui”, exaltou.

Sheila Golabek percebeu a empolgação dos alagoanos e demonstrou que Israel também anseia pelo aprendizado dessa missão técnica. “Já faz alguns meses que viemos conversando com o secretário de Agricultura, Emater, Sebrae e FAEAL sobre as possibilidades de cooperação, com intercâmbios e capacitações nas áreas agrícola, de água e meio ambiente. Israel é um país que tem muita similaridade com o Nordeste brasileiro em termos de clima, de adversidades, falta de água, e algumas soluções que são desenvolvidas lá podem trazer muitos benefícios e ser bastante interessantes para o estado de Alagoas”, afirmou.

Fonte: Agência Sebrae Alagoas