Geral
Sebrae recebe cartões de PVC da Santa Casa para campanha do Papa Cartão

Atento à importância da educação ambiental e da sustentabilidade, o Sebrae em Alagoas instalou em sua sede um ponto de coleta do Papa Cartão, recebendo e triturando cartões de PVC para reciclagem e produção de novos itens como réguas, capas de cadernos e porta copos. A ideia é tão inspiradora que recebeu adesão da Santa Casa de Misericórdia, em Maceió, que doou aproximadamente 10.000 mil cartões de PVC para a campanha.
A doação foi encaminhada à Unidade de Indústria (UIND) do Sebrae em Alagoas, que, em parceria com a Unidade de Operações (UOP) e o Comitê de Sustentabilidade do Sebrae, está realizando uma força tarefa para triturar os cartões e encaminhar à empresa que faz o processo de reciclagem. A trituração é feita na própria sede do Sebrae, diariamente, sempre às 15h.
O Papa Cartão foi criado para se desfazer dos cartões em segurança e sem precisar da energia elétrica, apenas girando uma manivela. O material quebrado cai dentro de uma caixa com tampo de vidro, para que o dono do cartão, por exemplo, possa presenciar a destruição do item. A ação propõe reciclar e reutilizar um material que não tem mais serventia original, mas que pode ter outra utilidade.
“A ideia surgiu em São Paulo, através do empreendedor Renato de Paula, que criou um microempresa, RS Paula, e em parceria com várias empresas ele coleta cartões de plástico vencido, tritura e recicla, fazendo outros produtos a partir do cartão reciclado”, explicou Everaldo Figueiredo, gerente da UIND.
A analista Ana Paula Dantas, da mesma unidade, destacou a importância da campanha como logística reversa, que reaproveita um material que seria descartado, reinserindo-o no processo produtivo. São benefícios importantes para o meio ambiente, e a atitude fortalece a identidade sustentável do Sebrae.
"A ação da coleta de cartões de plástico vencidos propõe diminuir, cada vez mais, os resíduos que vão para os aterros sanitários. O material será reaproveitado e vai virar novos produtos. Além disso, a doação da Santa Casa pode sensibilizar as outras instituições para que tenham essa consciência e a prática de destinar corretamente o material reciclável”, alertou Ana Paula.
Sobre o Papa Cartão
As pessoas têm o hábito de descartar cartões de crédito ou pessoais feitos de plástico, mas de uma forma totalmente diferente do descarte de outros produtos. Em geral, cortam em pedaços pequenos e jogam em lixos diferentes, por conta da segurança, sem atentar para o fato de que isso vai parar em aterros ou pode ferir catadores em cooperativas de reciclagem, por exemplo.
O Papa Cartão se propõe a fazer esse descarte de forma organizada e sustentável. As caixas para destruição são instaladas em pontos de coleta, recolhidas periodicamente e direcionadas para a fábrica. Todo o material é pesado, registrado e passa pela triagem para separar pedaços com e sem chip e outros materiais, valorizando ainda mais a matéria-prima.
Em seguida, é triturado em pedaços ainda menores, perdendo totalmente as informações restantes, e depositados em prensas em combinação com tempo, temperatura e pressão. Depois disso, as placas de mosaico de cartão dão origem a diversos produtos.
Em Alagoas, os pontos de coleta de Papa Cartão podem ser encontrados apenas na sede do Sebrae, em Maceió, e na Braskem. Qualquer pessoa pode procurar o Sebrae e aderir à campanha doando seus cartões.
Agência Sebrae Alagoas