Geral
Prefeitura de União realiza Conferência Municipal de Assistência Social

A prefeitura de União dos Palmares promoveu sua 9ª Conferência Municipal de Assistência Social na última terça-feira (25/07), mobilizando um público de mais de 200 pessoas, constituído de diversos segmentos do município. O evento, que aconteceu no auditório da prefeitura, foi ocasião de discussão, avaliação e criação de propostas para melhoria da política de assistência social do município, assim como o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social, com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS.
Estiveram presentes o vice-prefeito José Alfredo; a secretária de Assistência Social, Elyzabeth Melo; a primeira-dama, Gabriela Yasmine Freitas; o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Manoel Simeão; a representante do poder legislativo, vereadora Maria de Tutu; a vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Graça Bezerra; a coordenadora da Pastoral da Criança da CNBB em Alagoas, Mariné Ramos; a diretora de proteção social básica da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Fábia Santana; os secretários municipais de Educação, Finanças, Indústria e Comércio, Infância e Juventude, Cultura e Inclusão Social, respectivamente, Rimelc Shirley, Jorge Luiz, Neide Mitomari, Ednaldo José da Silva, Antônio Rosendo e Dorinha Cavalcante; o representante da defesa civil, sargento Alex; os representantes locais do conselho tutelar, Elizabete Souza, Alexander Campos, Madalena Ferreira, Alysson Pereira Benedita Caetano; e os representantes de associações.
“É de grande relevância este momento para sentarmos com calma e discutirmos propostas para a melhoria do funcionamento da assistência social no município” destacou a secretária Elizabeth. Já o vice José Alfredo pontuou o papel determinante da participação coletiva frente às políticas públicas de assistência. “Imensa satisfação temos em nos depararmos com o interesse da população nas ações de União, a assistência social é uma pasta que, como todas as outras, requer interesse público para avançarmos”.
Foram formados quatro grupos de discussão, o primeiro com o tema “a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais, o segundo com “Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS, o terceiro com “Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais, e o quarto “A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais”.
O evento contou com as apresentações culturais dos idosos do pastoril do conjunto Sagrada Família, das crianças do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do conjunto Padre Donald, e dos jovens do Cras do bairro Roberto Correia de Araújo. E ainda com o trabalho artesanal desenvolvido pelas gestantes dos Cras do município.
Fonte: Ascom União dos Palmares