Geral

União: campanha 'Julho Amarelo' alerta para prevenção e riscos das hepatites

27/07/2017
União: campanha 'Julho Amarelo' alerta para prevenção e riscos das hepatites

20374348_1570253449681198_7431076230510171594_nAderindo ao julho amarelo, a Prefeitura de União dos Palmares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está engajada na prevenção e controle de hepatites virais. Na manhã dessa terça-feira (25/07), foi iniciado o mutirão de vacinação e testes de hepatite pela cidade, começando pela Secretaria de Infraestrutura. A campanha vai percorrer toda a cidade. “Essa prevenção é de extrema importância, as pessoas precisam saber que este procedimento faz a diferença em sua saúde”, disse o secretário da pasta, Filipe Almeida.

O mês de julho foi estabelecido em diretrizes nacionais como mês oficial da conscientização das hepatites virais. Com base em dados do Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, um dos vários tipos existentes, mas desconhecem a presença do vírus em seu sistema imunológico. Nesta sexta-feira (28/07), a Campanha ocorre na Secretaria de Saúde. Já no sábado, a população palmarina que desejar ter acesso à vacinação e o teste pode se dirigir até a praça Brasiliano Sarmento, pelo horário da manhã.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.

A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus. Os vírus A e E apresentam apenas formas agudas de hepatite (não possuindo potencial para formas crônicas). Isto quer dizer que, após uma hepatite A ou E, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo. Por outro lado, as hepatites causadas pelos vírus B, C e D podem apresentar tanto formas agudas, quanto crônicas de infecção, quando a doença persiste no organismo por mais de seis meses.

As hepatites virais são doenças de notificação compulsória, ou seja, cada ocorrência deve ser notificada por um profissional de saúde. Esse registro é importante para mapear os casos de hepatites e ajuda a traçar diretrizes de políticas públicas no setor.

Fonte: Secom União dos Palmares