Geral

Parceria entre Emater e o município de Quebrangulo é tema de reunião

25/07/2017
Parceria entre Emater e o município de Quebrangulo é tema de reunião

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) iniciou o diálogo para definição de parceria com o município de Quebrangulo, durante reunião nesta terça-feira (25), entre o diretor-presidente da Emater, Carlos Dias, e a secretária municipal de Agricultura, Valdelane Tenório.

Como já acontece com outros 42 municípios alagoanos, a parceria, que será oficializada por meio de termo de cooperação, ajudará a fortalecer a agricultura familiar com o desenvolvimento da assistência técnica.

No caso de Quebrangulo, município que está localizado em área de transição entre a Zona da Mata e o Agreste, o intuito é ampliar a assistência a cerca de 1.200 agricultores familiares.

Como explica a secretária de Agricultura de Quebrangulo, a situação geográfica do município favorece o desenvolvimento de diversas culturas, principalmente a de produção de raízes e tubérculos, com destaque à cultura do inhame, e projetos de diversificação já estão sendo desenvolvidos.

“Estamos trabalhando na implantação de unidades demonstrativas com frutíferas, em especial pinha, abacaxi e caju, nas áreas mais áridas. Com a parceria da Emater iremos ampliar os serviços de assistência técnica e estruturar a Central do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), dando mais estrutura ao trabalho com os agricultores”, destacou Valdelane Tenório.

O diretor-presidente da Emater afirma que o diálogo estabelecidos com as prefeituras busca compor um ambiente conjunto favorável para a formação de equipes de trabalho que atendam diretamente ao agricultor familiar.

“A gente espera como resultado desta cooperação o efetivo aumento da produção e da produtividade do agricultor, maior acesso ao crédito rural e aproximação do homem do campo das principais políticas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por exemplo”, frisou Carlos Dias.

Sâmia Laços/Ascom Emater