Geral
Obras de José Fernando Lima Souza são relembradas em seminário na Esmal


Para um público de mais de 200 pessoas, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Otávio Leão Praxedes, deu início aos tributos a Fernando Tourinho, apelido pelo qual era conhecido José Fernando, que faleceu em 2014. “Sempre nutri imensa admiração por ele, que antes de se tornar um colega no Judiciário, foi meu professor. Fernando Tourinho se destacava como mestre e advogado criminalista”, observou o presidente.
O papel do desembargador José Fernando Lima Souza como entusiasta da formação do magistrado e do servidor da Justiça também foi lembrado. Fernando Tourinho de Omena Souza, diretor-geral da Escola da Magistratura, ressaltou a visão de futuro do homenageado. “O meu pai teve a iniciativa de transformar um fórum criminal nessa ampla escola que temos hoje. Antes de ter sede própria, a Esmal consistia apenas em duas salas dentro do Tribunal de Justiça”, relembrou o desembargador Fernando Tourinho.
A preocupação com o aprimoramento do Judiciário como forma de oferecer um melhor serviço ao jurisdicionado foi ressaltada pelo ministro Humberto Eustáquio Soares Martins, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). “Foi uma vida inteira dedicada Direito, à sociedade, ao conhecimento jurídico, aos jovens, ao estudo. Homenagear o desembargador Fernando Tourinho é homenagear Alagoas e a cultura jurídica brasileira”, acrescentou o ministro, que além de amigo, foi aluno do desembargador.
Ao longo de sua trajetória profissional, Tourinho assumiu as funções de promotor, procurador municipal, vereador, conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) e, finalmente, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ/AL), que presidiu nos anos de 2001 e 2002. Foi também presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, de 2005 a 2007.
De acordo com o juiz Ney Alcântara, presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), o homenageado implantou uma visão dinâmica no Judiciário alagoano. “Ele foi um dos integrantes do TJ que já chegou com a vida pública consolidada no estado, por isso trouxe uma bagagem muito forte do mundo externo para o TJ”, explicou.
Participaram da celebração o desembargador Paulo Barros Lima, corregedor-geral do TJ/AL; o desembargador José Carlos Malta; o procurador Walber Valente de Lima; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas,Fernanda Marinela; Diógenes Tenório de Albuquerque Júnior, procurador geral da Assembleia Legislativa Estadual; Christian Teixeira, secretário de Estado da Saúde; e João Sampaio, reitor do Centro Universitário Cesmac.
Autoridades, familiares, amigos e membros da comunidade alagoana prestigiaram a abertura do seminário 'Reflexões sobre o Direito'. Foto: Caio Loureiro
Programação
Ainda no período da manhã, as homenagens ao desembargador José Fernando Lima Souza continuaram com a apresentação de um vídeo produzido pela Diretoria de Comunicação do TJ.
Logo depois o ministro Humberto Martins ministrou palestra com o tema ‘Formação dos magistrados: práticas e perspectivas.
No período da tarde haverá dois debates. O primeiro será conduzido pelo desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, e abordará os ‘Aspectos controvertidos no julgamento da turma ampliada’. Em seguida, o juiz Alberto Jorge Correia de Barros Lima coordenará as discussões sobre ‘Delação premiada’.
Clique aqui e confira a programação.
Para participar, basta comparecer à sede da Esmal e realizar a inscrição. Os participantes devem doar uma lata de leite em pó, que será destinada às vitimas das chuvas em Alagoas.
A Esmal está situada na rua Cônego Machado, nº 1.061, bairro Farol, em Maceió. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (82) 2126-5362.
Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL