Geral

Sebrae disponibiliza Manual de Tecnologia Industrial Básica para adequações em empresas

23/07/2017
Sebrae disponibiliza Manual de Tecnologia Industrial Básica para adequações em empresas

O Manual de Tecnologia Industrial Básica (TIB), criado para reunir um conjunto de conhecimentos tecnológicos essenciais para a produção e o desenvolvimento de produtos e processos em empresas, e para que elas busquem se adequar às normas inerentes à qualidade, segurança, desempenho e inovação, está disponível ao público na sede do Sebrae em Alagoas, no Centro de Maceió. Para ter acesso ao material, empresários já atendidos pelo Sebrae devem procurar a Unidade de Relacionamento Empresarial (URE); os demais interessados podem procurar a Unidade de Atendimento Empresarial (UAE).

O Manual de TIB aborda questões como Normalização, Metrologia, Avaliação da Conformidade, Propriedade Intelectual e Aplicação das Funções TIB nos Setores, tudo isso nas áreas de comércio, serviços, indústrias e agronegócios, sobretudo em empresas do campo da tecnologia da informação (TI), beleza, negócios da cadeia do leite, mandiocultura, turismo, hotelaria, gastronomia, cerâmica, panificação, têxtil, setor automotivo, material de construção, química e plástico.

De acordo com Williams Lopes, analista da Unidade de Soluções e Educação Empreendedora (USEE) do Sebrae em Alagoas, ao conhecer o Manual de TIB, as empresas poderão saber quais aspectos devem ser adequados às normas regulamentadoras de segurança e qualidade.

“O manual é importante para que os empresários conheçam as normas e portarias do Governo para discussões que vão ajudar a regular o trabalho dessas empresas. Para isso, o Sebrae tem as oportunidades para ajudá-las a se adequarem, como as consultorias do Sebraetec. Vamos orientar os empresários através das unidades de atendimento e por meio dos Agentes Locais de Inovação (ALI) para que eles possam conhecer, saber que existe esse material e essas normas, além de lembrá-los de que eles precisam atendê-las”, frisou Willams.

O analista da USEE enfatizou, ainda, que o Sebraetec oferece várias soluções nas áreas e subáreas da qualidade, metrologia, regulamentação, normatização técnica e avaliação da conformidade, que são subáreas dentro da solução do Sebraetec, ofertadas com subsídios de até 80% para Produtores Rurais, Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) de qualquer segmento.

“As empresas podem se adequar e contar com esse apoio do nosso portfólio, no qual o cliente pode acessar via unidades de atendimento do Sebrae de acordo com os setores. Esta é uma excelente oportunidade para as empresas que querem ajustar questões como calibração de equipamentos, adequações das NBRs, ISO 9001, auditoria interna, ISO 14001 e outras adequações a normas e portarias”, concluiu Willams.

O manual é fruto de um convênio do Sebrae com a Associação Rede Metrológica de Alagoas (RMAL), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e da Inovação (Secti), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Em breve, o TIB estará disponível no portal do Sebrae. Quem quiser mais informações sobre o material, as portarias e normas que regulamentam a atividade empresarial, deve procurar o Sebrae em Alagoas.

Fonte: Agência Sebrae Alagoas