Geral

Palestina realizou sua VII Conferência Municipal de Assistência Social

14/07/2017
Palestina realizou sua VII Conferência Municipal de Assistência Social

20170712_092522-469x380Com o Tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS, a conferência municipal de assistência social de Palestina foi realizada no Centro Paroquial e contou com cerca de 150 participantes. Dentre os participantes se fizeram presentes secretários, vereadores, a prefeita Eliane Silva Lisboa, a promotora de Justiça, Martha Bueno, representantes de associações, sindicatos, ONGs, trabalhadores do SUAS, beneficiários do Bolsa Família e usuários da Política de Assistência social e populares em geral.

As conferências são em suma são fórum de debate coletivo que devem oportunizar a participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas para os respectivos níveis de governo, às diferentes organizações da sociedade civil, que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social.

São espaços de caráter deliberativo que oportunizam o debate e avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários. A plenária composta de representantes do governo e da sociedade civil, através de seus Delegados, deliberou com propostas direcionadas ao município, estado e união. Dentre elas: O trabalho intersetorial, cofinanciamento do estado nos benefícios eventuais, implantar serviços de acolhimento regionais, garantir o benefício Bolsa Família a quem ainda não acessou o mesmo e manter o benefício de prestação continuada para idosos e deficientes vinculado ao salário mínimo.

A xonferência contou com a convidada Fábia Sant’Ana, diretora de proteção básica da Seades, que proferiu a palestra magna. A parte cultural ficou a cargo do Mestre Laercio e os orientadores sociais, contando com o Coco de Roda da Vila Santo António e Palestina. Ao final foram escolhidos quatro delegados de forma paritária para a Conferência Estadual em setembro em Maceió.

Segundo os organizadores a conferência atingiu seu objetivo. "A conferência se configura em espaço democrático, onde a coletividade e a diversidade tem espaços garantidos para expressar seus anseios e angustias. A população teve direito a voz e voto e todos os encaminhamentos nortearão as ações a nível municipal e serão apresentadas na conferência estadual em Maceió. Esperamos ser ouvidos pelos governos estadual e federal", disse a secretária de Assistência Social, Rogesla Gomes.

Fonte: Ascom Palestina