Geral
Profissionais de Saúde de Alagoas participam de Congresso Nacional em Brasília

Secretários de saúde, técnicos e demais profissionais da área de Alagoas já estão em contagem regressiva para o 33º Congresso "Diálogos no Cotidiano da Gestão Municipal do SUS" que acontece dos dias 12 a 15 em Brasília. O encontro tem entre os objetivos promover o intercâmbio de experiências e a vasta programação tem como um dos pontos altos a 14ª edição da Mostra "Brasil Aqui Tem SUS", que contará com a apresentação de seis experiências bem-sucedidas de quatro municípios alagoanos.
De acordo com a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Izabelle Pereira, de um total de 60 trabalhos apresentados, a comissão avaliadora da entidade indicou um total de seis que são dos municípios de Arapiraca, Campo Alegre, Pindoba e São Luiz do Quitunde. As experiências serão expostas em Rodas de Conversas durante o evento e concorrerão à premiação de um trabalho por região. Ainda com relação à Mostra "Brasil Aqui tem SUS", serão expostos banners, apresentação oral e debate de todas as experiências selecionadas pelo edital. As premiadas por região ganharão R$ 10 mil em dinheiro e as por Estado ganharão o registro da experiência em vídeo nos Webdocs Brasil, aqui tem SUS.
Durante o evento serão debatidos diversos temas do SUS e sua aplicação na gestão municipal de saúde: Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Caixa Único, planejamento ascendente e judicialização; dentre outros temas. Serão realizadas também três oficinas com convidados para organização e institucionalização do observatório ibero-americano de políticas e sistemas de saúde com o intuito de dar continuidade ao projeto dos apoiadores regionais do Conasems - Projeto Proadi e aprofundar as experiências do apoio institucional da rede Conasems-Cosems. Na manhã da sexta-feira (14) o Congresso traz debate sobre a unificação dos blocos de financiamento do SUS.
Mary Wanderley/Ascom Cosems