Geral

Estudantes participam da Feira de Ciências da Rede Estadual em São Miguel

11/07/2017
Estudantes participam da Feira de Ciências da Rede Estadual em São Miguel
Inovação e sustentabilidade foram a marca dos projetos apresentados por alunos de sete escolas estaduais ligadas à 2ª Gerência Regional de Educação (Gere) – que abrange São Miguel dos Campos e municípios vizinhos – durante a etapa regional da Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal), realizada nesta segunda-feira na Escola Estadual Ana Lins, em São Miguel dos Campos. Em média, cada unidade levou três trabalhos para exposição.

A Escola Estadual Tarcísio Soares trouxe três projetos que chamam atenção pela sustentabilidade: produção de tijolos à base de cascas de mariscos, produção de cremes antienvelhecimento à base de colágeno e de esfoliantes e hidratantes à base de café e borra de café.

Também de São Miguel, a Escola Estadual Ana Lins levou pesquisas sobre as propriedades organolépticas da farinha de coco; sobre o uso da farinha da semente de abóbora para o combate à anemia e o uso de itens recicláveis como artefatos didáticos.

Já a Escola Estadual José Aprígio Vilela, de Teotônio Vilela, levou projetos de uma mini usina termoelétrica, isopor sustentável e de uma armadilha caseira para insetos com garrafas pet e resfriadores de computador, enquanto a Escola Estadual Misael Gonçalves, da Barra de São Miguel, expôs projetos de desengordurante à base de bicarbonato de sódio e guindastes hidráulicos.

A preocupação com o meio ambiente foi destaque nos trabalhos da Escola Estadual Josefa Cavalcante Suruagy, de Boca da Mata, que apresentou inseticidada à base de nim, enquanto a Escola Estadual Lima Castro, de Coruripe (povoado Pindorama), expôs dados sobre o encalhe de tartarugas marinhas na região e como evitar este problema.

Já a Escola Estadual Dom Constantino Luers, de Campo Alegre, utilizou a tecnologia para melhorar os hábitos alimentares e a agricultura com projetos sobre aplicativo para celular que incentiva hábitos saudáveis e robô agrícola para irrigação.

Josenete Portela, gerente da 2ª Gere, destaca a qualidade dos projetos apresentados e diz que a Feceal é uma motivação para a melhoria da aprendizagem. “Nesta feira, eles colocam em prática o que aprendem na sala de aula e trazem experimentos fantásticos. Alunos e professores se dedicam muito para ter seu projeto classificado para a etapa estadual e isso traz muitos benefícios para o aprendizado”, avalia.

Etapa estadual 

Quatro projetos se classificarão para etapa estadual da Feceal, que acontece nos dias 9 e 10 de agosto, no Centro de Desporto e Recreação (CDR) do Cepa, em Maceió, durante a segunda etapa do Encontro Estudantil da Rede Pública Estadual de Alagoas.

As inscrições devem ser feitas nas unidades de ensino ou Gerências Regionais de Educação (Geres) por meio do link https://goo.gl/forms/oCtDz1INts8Lh1D92até o dia 24 de julho.

Ana Paula Lins/Ascom Seduc