Geral
Jovens beneficiados pelo ‘Vida Nova nas Grotas’ aprendem técnica de confecção

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) promoveu, nesta sexta-feira (7), uma oficina de macramê para crianças e adolescentes da Grota da Boa Vista, situada no Jardim Petrópolis, em Maceió.
A sede da Associação de Moradores ficou lotada de crianças e adolescentes, que tiveram a oportunidade de aprender a confeccionar peças de decoração e acessórios de moda, como brincos e pulseiras, utilizando a técnica milenar. A oficina, que surgiu como prática pedagógica com os adolescentes das Unidades de Internação Socioeducativa (UIS) de Alagoas, foi levada para a Grota da Boa Vista por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas, dentro do cronograma de atividades do programa ‘Vida Nova nas Grotas’.
“O intuito é despertar a criatividade das crianças e afastá-las de ambientes vulneráveis, oferecendo oportunidade de desenvolvimento de habilidades por meio das artes manuais”, explicou a gerente de Desenvolvimento Integral da Seprev, Cássia Moreno.
Macramê
Apreciada pela delicadeza, a técnica de macramê é a arte de tecer fios sem ajuda de maquinaria ou qualquer ferramenta. Cruzando os fios presos por nós, os jovens vão formando elementos geométricos, franjas, trançados e uma infinidade de formas decorativas. A arte teve origem na pré-história e foi difundida por marinheiros que utilizavam a técnica para criar objetos marítimos.
Daniel Dabasi/Ascom Seprev