Geral

Ministro vem a Maceió apresentar programa Brasil Mais Turismo

08/07/2017
Ministro vem a Maceió apresentar programa Brasil Mais Turismo

Ministro do Turismo, Marx Beltrão, na apresentação do programa Brasil Mais Turismo em março, em Brasília. Foto: Roberto Castro/ MTur

Nesta segunda-feira (10), o ministro do Turismo, Marx Beltrão, vem à Maceió para apresentar as ações do programa Brasil Mais Turismo, criado em março com o objetivo de aumentar o número de turistas nacionais e estrangeiros, contribuir para melhorar os destinos nacionais, proporcionar o desenvolvimento regional e gerar emprego e renda.

O evento, que irá acontecer no Hotel Best Western Premier, na Pajuçara, serve para anunciar as medidas que já estão sendo tomadas pelo Ministério do Turismo (MTur). Na ocasião, o ministro também irá apresentar como o Brasil Mais Turismo vai impactar o setor em Maceió, assim como em todo o Estado de Alagoas. “O programa vem corrigir uma miopia histórica que o governo tem tido com o turismo brasileiro para que o setor possa ser protagonista da economia, possa gerar empregos. Temos cerca de 13 milhões de desempregados, e o turismo pode dar respostas rápidas, gerando emprego, basta que governo faça a sua parte, retirando burocracia e aumentando a competitividade”, afirma Beltrão.

O que é o Brasil Mais Turismo?

O conjunto de medidas anunciadas pelo MTur para o programa Brasil Mais Turismo reúne sugestões de integrantes da cadeia produtiva do turismo nacional e de entidades internacionais, como a Organização Mundial do Turismo (braço da ONU para o setor) e o Conselho Mundial de Turismo e Viagem (WTTC). Dentre uma das ações do programa, está a abertura de todo capital das empresas aéreas brasileiras ao investimento internacional, que tem o objetivo é aumentar a competitividade entre as empresas e, consequentemente, reduzir preços e oferecer mais rotas e mais destinos.

A ideia do Brasil Mais Turismo é mudar o cenário do setor, e saltar de 6,5 milhões de turistas estrangeiros no país por ano (dado de 2016) para 12 milhões em 2022. A estimativa é de que a receita com os visitantes passe dos US$ 6 bilhões anuais para US$ 19 bilhões. Outro impacto esperado é a inserção de 40 milhões de brasileiros no mercado consumidor de viagens. Atualmente, menos da metade da população viaja todos os anos (cerca de 60 milhões).

A criação de quase 6 milhões de empregos é outra das consequências esperadas como resultado do Brasil Mais Turismo. Em âmbito mundial, o setor responde por um a cada 11 empregos (9%), de acordo com a OMT. No Brasil, o turismo emprega direta e indiretamente 7 milhões de pessoas. Outras medidas do programa são: emissão de vistos eletrônicos para países estrangeiros, ampliação da conectividade aérea, modernização do modelo de gestão da Embratur, modernização da Lei Geral do Turismo (LGT) e a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro.

Sobre o evento A visita do ministro do Turismo a Maceió para a apresentação do programa Brasil Mais Turismo é uma iniciativa das entidades que compõem o Conselho Curador do Maceió Convention & Visitors Bureau (Maceió CVB). São elas:

– Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav) – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL) – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) – Prefeitura de Maceió – Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) – Sebrae – Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de Alagoas (Sindetur-AL) – Sindicato do Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (SHRBS)

Ascom Semtur