O encontro aconteceu no ginásio da Escola Estadual de Ensino Integral Princesa Isabel, no Cepa, e reuniu profissionais dos municípios que são atendidos pelas1ª, 7ª, 10ª, 12ª e 13ª Gerências Regionais de Educação (Geres).
De acordo com a secretária executiva da Educação, Laura Souza, o envolvimento dos pais e responsáveis é uma peça fundamental para estimular o retorno e permanência dos alunos nas escolas.
“Ficamos muito felizes com o resultado dos três dias de acompanhamento. O ‘Escola 10’ não é do Governo de Alagoas, mas, sim, do Estado como um todo. Temos escutado professores relatando a volta dos alunos para escola; que eles têm conseguido diminuir o índice de abandono. Um ponto importante é o estímulo e envolvimento dos pais, que estão retornando ao ambiente escolar e acompanhando de perto os seus filhos”, afirma a secretária.
Benefícios
A superintendente do sistema da Seduc, Wilany Félix, avalia que os três dias de acompanhamento foram produtivos para a educação do Estado. “Finalizamos o primeiro encontro e a articulação entre as redes foi alcançada. A Educação está interagindo e socializando para a melhoria do aprendizado dos estudantes, e isto é ótimo”, explica.
Para a articuladora de ensino da Escola Princesa Isabel, Jane Rouse, entre os benefícios proporcionados pelo ‘Escola 10’, está a possibilidade de realizar um acompanhamento mais preciso do desenvolvimento dos estudantes da rede pública.
“O programa veio para reforçar um trabalho que os professores já faziam. Por meio dele, podemos comparar a evolução dos alunos, temos acesso às avaliações externas, o que permite que trilhemos um caminho melhor”, diz Jane.
Combate à evasão
Entre as escolas que estão resgatando os alunos que estavam evadidos da unidade, está a Miran Marroquim, localizada na comunidade das Piabas, no bairro do Jacintinho.
A gestora Lidiana Gomes Costa explica que, para trazer os estudantes de volta às escolas, a direção estreitou o relacionamento com os pais. “Começamos ligando para os pais dos estudantes que não vinham para escola e conseguimos resgatar 88% deles. Muitos pais não sabiam que os seus filhos estavam faltando e, com essa atitude, conseguimos aproximá-los da escola, o que é muito importante também”, conta Lidiana.
Outra iniciativa da Miran Marroquim foi proporcionar o acompanhamento psicológico para alunos que apresentam instabilidade emocional, além do acompanhamento por profissionais de saúde da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).