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Arapiraca sedia seminário e rodada de negócios sobre compras públicas

08/07/2017
Arapiraca sedia seminário e rodada de negócios sobre compras públicas

Com o objetivo de aproximar produtores rurais da agricultura familiar e micro e pequenas empresas a compradores de alimentação escolar, o Sebrae em Alagoas vai promover em Arapiraca, no próximo dia 19, a partir das 8h30, o Fomenta Alagoas 2017 – Seminário e Rodada de Negócios de Compras Públicas. O evento será realizado no Levino’s Hall e contará com palestras, painel com casos de sucesso e a própria rodada de negócios entre o público.

O evento iniciará com a palestra ‘Aspectos relevantes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e os fatores críticos de sua implantação’, que será ministrada por Cássia Augusta Amaral Buani, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de Brasília/DF. Às 9h, será apresentada a segunda palestra, ‘Agricultura Familiar nas Compras Públicas’, por Luis Pivotar, consultor credenciado ao Sebrae, com experiência no monitoramento do PNAE.

Já às 10h30, o público poderá assistir ao painel de casos de sucesso com o Projeto Município Verde, referência nacional no investimento municipal nas compras da agricultura familiar, que será exposto pelo prefeito Paulo Tocantins, do município de Paragominas/PA, vencedor nacional da VIII edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O painel também contará com um case local, ‘Pequenos Negócios no Campo’, sobre agricultura familiar destinada à alimentação escolar, apresentado por Jarbas Omena, prefeito de Messias, vencedor estadual da IX Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

No período da tarde, das 14h às 18h, será realizada a Rodada de Negócios entre escolas públicas, agricultores familiares e fornecedores com foco na alimentação escolar. Deverão participar do encontro cerca de 40 compradores (escolas e secretarias de educação) e de 80 a 120 micro e pequenas empresas e agricultores.

Fátima Santos, gerente adjunta da Unidade de Atendimento Empresarial (UAE) do Sebrae em Alagoas, destacou que a aproximação das escolas com a agricultura familiar, através do evento, é um fator que contribua para o desenvolvimento da economia da região e com a promoção de uma alimentação saudável.

“É fundamental aproximar esses dois públicos. Com os agricultores fornecendo alimentos para as escolas, as crianças e jovens terão uma dieta mais saudável na merenda, além do fortalecimento dos negócios locais, que terão uma venda certa. Isso ainda ajuda a melhorar o relacionamento do agricultor com a comunidade do seu entorno e torna a economia do próprio município mais dinâmica, já que estará vendendo para o Governo”, destacou Fátima.

O Fomenta Alagoas 2017 – Seminário e Rodada de Negócios de Compras Públicas é promovido pelo Sebrae em Alagoas, com o apoio do Governo do Estado, através das Secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz), da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) e do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), da Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve e da Prefeitura Municipal de Arapiraca.

Fonte: Agência Sebrae Alagoas