Geral

Combate ao trabalho infantil em Alagoas será tema de encontro dia 11 deste mês

05/07/2017
Combate ao trabalho infantil em Alagoas será tema de encontro dia 11 deste mês

Dar continuidade ao enfrentamento do trabalho infantil em Alagoas, por meio da elaboração de planos municipais e do adequado funcionamento da rede de proteção à criança e ao adolescente. Esse será o objetivo do III Encontro Intersetorial das Ações Estratégicas do Peti, que será realizado no dia 11 de julho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.

O encontro será promovido pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o Fórum para Erradicação do Trabalho Infantil e para Proteção do Adolescente Trabalhador de Alagoas (Fetipat/AL).

O secretário Fernando Pereira reforça a importância da presença dos municípios para que, com apoio da sociedade civil e do Governo do Estado, o aperfeiçoamento das ações de combate ao trabalho infantil em Alagoas possa ser discutido de maneira proveitosa.

“A sociedade ainda não encara o trabalho infantil como sendo um problema social, mas como um problema restrito à família e que não diz respeito aos demais cidadãos.

Durante o encontro vamos abordar questões relacionadas a esse senso comum e os prejuízos que estão sujeitos o corpo e a mente de criança e do adolescente quando expostos a esse tipo de situação”, disse Fernando Pereira.

Entre os temas que serão abordados estão o trabalho infantil como fenômeno de violação de direitos de crianças e adolescentes, as configurações do trabalho infantil em Alagoas e as diretrizes do Plano de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

“O trabalho preventivo, feito em parceria, é a base para a redução do trabalho infantil ao longo dos anos.”, completou o secretário.

Gestores, técnicos e conselheiros dos 102 municípios alagoanos que desejam participar do encontro devem realizar as inscrições por meio do banner fixado no site http://seades.al.gov.br.

A secretaria pede que aqueles que se solidarizarem com as vítimas das chuvas no Estado, levem 1kg de alimento não perecível no dia do evento.