Geral
Campanha “Água para quem tem sede” é lançada em Arapiraca

O Conselho Regional de Pernambuco – CRPE e CRNE III – Alagoas lançou nesta terça (27) às 10h, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Arapiraca (CDL) a campanha de responsabilidade socioambiental 'Água para quem tem sede'. A campanha tem a proposta de promover a arrecadação de água potável para comunidades que sofrem com a escassez, afetadas pelas estiagens, além da conscientização dos profissionais do setor de transporte e comunidade em geral pelo uso racional da água.
O evento contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Pernambuco – CRPE e CRNE III – Alagoas, Nilson Gibson, do supervisor do Conselho Regional de Pernambuco – CRPE e CRNE III – Alagoas, Wagner Maciel, da gerente da unidade Sest Senat Arapiraca, Luciana Dantas, além de representantes de sindicatos, associações de transporte de Alagoas, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e da Secretaria de Cultura de Arapiraca.
A captação da água potável será realizada por meio de doações e parcerias firmadas com as empresas do setor de transporte, trabalhadores do setor de transporte, funcionários e usuários dos serviços das unidades operacionais do Sest Senat, federações, sindicatos, associações e cooperativas do setor de transporte e comunidade em geral, com a aquisição dos garrafões de 20L e de água potável. As doações podem ser feitas na Unidade Sest Senat Arapiraca. A distribuição dos garrafões às comunidades apontadas pelo Governo do Estado de Alagoas, atingidas pela estiagem, será feita pela unidade.
A escassez de água no semiárido nordestino é um problema que exige uma resposta prioritária. A causa está na baixa pluviosidade e irregularidade das chuvas da região e uma estrutura geológica que não permite acumular satisfatoriamente água no subsolo, o que interfere no regime dos rios. Em virtude do solo, a água apresenta, na maioria das vezes, salinidade elevada – com teores de cloreto acima de 1.000 mg/L – o que a torna imprópria ao consumo humano (A Organização Mundial de Saúde recomenda 250 mg/L de cloreto nas águas para o abastecimento das populações).
Dois terços do planeta Terra são formados por água, porém cerca de 0,008 %, do total da água do planeta é potável (própria para o consumo). Grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois, em um futuro próximo, poderá faltar água para o consumo de grande parte da população mundial.
“A campanha tem o objetivo de conscientizar a sociedade de uma forma geral, principalmente os trabalhadores do transporte, os empresários, a comunidade em geral do transporte, do uso racional da água, que é um liquido tão precioso e a gente entende que não tem como não conscientizar a população e não usar o indutor de transporte que transporta a economia, transporta bens e serviços de mercadoria e a gente não se sensibilizar com a grande quantidade de estiagem que aconteceu no Nordeste e com o grande flagelo da seca. Então, entendemos que nós, como representantes do segmento do transporte, podemos contribuir junto com o setor, de uma forma geral, pra que possamos, de uma certa forma, minimizar os efeitos dessa estiagem, fazendo com que a gente consiga levar a água potável para quem não tem acesso, a água pra quem tem sede” explicou Nilson Gibson, presidente do Conselho Regional Sest Senat Alagoas e Pernambuco.
De acordo com o Supervisor do Conselho Regional do Sest Senat, Wagner Maciel, a campanha “Água pra quem tem sede” é uma campanha elaborada e coordenada pelo Conselho Regional de Pernambuco e unidades de Alagoas, numa brilhante ideia do presidente Nilson Gibson, que conseguiu fazer o contágio do bem com todos os colaboradores do Sest/Senat, que estão envolvidos nesta campanha, mobilizando o trabalhador do transporte, as empresas de transporte e a comunidade de um modo geral.
“Ela se insere em uma ação de responsabilidade sociocorporativa do Sest/Senat e essas ações possuem três dimensões, trabalha na dimensão econômica, água enquanto suma econômica, importante bem precioso, na dimensão ambiental, vamos levar mensagem da sustentabilidade ambiental para as empresas, para os trabalhadores por meio de palestras de conscientização e na dimensão social por meio da distribuição da água arrecadada dentro das empresas, nas unidades Sest/Senat que foram pontos de coleta, para quem mais precisa. Não só vamos arrecadar garrafões de 20 litros, como também receber doação de água em embalagens de 1 litro, 500 ml, e algumas pessoas também farão doações de carros pipas, aqui na região de Alagoas como nas cidades no interior de Pernambuco. Algumas empresas estão fazendo uma patrulha muito interessante, vamos atuar também na logística reversa, onde vamos receber em nossas unidades garrafões vazios e essas empresas farão a patrulha pra gente fazer a entrega” ressaltou Wagner.
Para Luciana Dantas, Gerente da Unidade Sest/Senat Arapiraca-AL, as famílias de Arapiraca e região estão necessitando muito de água potável. “É um projeto grandioso como esse, que leva água para os mais necessitados, que vai ajudar muitas famílias, porque aqui é muito seco, principalmente as vizinhas., que são menores e mais carentes de água. Vamos à luta porque queremos bater o recorde de arrecadação” disse Luciana.
A campanha ‘Água para quem tem sede’ segue até novembro de 2017, com doações de água potável para às comunidades afetadas pela seca, palestras e blitz educativas voltadas para o setor de transporte. Além da Unidade Sest Senat Arapiraca, participam da campanha as unidades de Maceió (Alagoas), Recife, Cabo, Petrolina e Caruaru (Pernambuco).
Fonte: ABBC Comunicação