Geral

Curso da SMTT Maceió auxilia na verificação de causas de acidentes

28/06/2017
Curso da SMTT Maceió auxilia na verificação de causas de acidentes

curso_inmetro_agentes_de_transito_tacografo_smtt_maceio-1

Descobrir a causa de um acidente de trânsito é fundamental. Por isso, agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) participaram de uma capacitação para verificação do tacógrafo, na última segunda-feira (27). O equipamento é obrigatório em veículos de grande porte, escolares e com capacidade para 10 passageiros ou mais.

Quando ocorre um acidente, por meio deste dispositivo é possível verificar a velocidade desenvolvida, intervalo de tempo, deslocamento e distância percorrida. O equipamento serve como prova de possível irregularidade ou condução irregular do veículo.

“Esse equipamento registra se houve excesso ou não da velocidade do veículo. Durante as fiscalizações são analisados se o instrumento está funcionando corretamente, se possui todas as informações obrigatórias como os dados do condutor e data em que foi instalado”, explicou o fiscal do Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq), Osman Junior.

Todos os dados do tacógrafo podem ser consultados pelos agentes de trânsito da SMTT através de verificação, bem como utilizando um aplicativo do Inmetro. O condutor flagrado com irregularidades no equipamento pode ter o veículo retido até a regularização da situação.

“A SMTT vai começar a cobrar a presença desse equipamento em veículos de transporte escolar a partir do dia 03 de julho e também a apresentação do certificado do Inmetro demonstrando que o veículo está em perfeitas condições de uso para dar mais segurança aos passageiros”, afirmou o assessor técnico de Transporte da SMTT, Zenildo Filho.

De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante, com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo Contran ou com registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo viciado ou defeituoso é infração grave, gera uma multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Fonte: Ascom SMTT Maceió