Geral

Marechal: sistema de monitoramento de doenças identifica casos de leptospirose e diarreia

27/06/2017
Marechal: sistema de monitoramento de doenças identifica casos de leptospirose e diarreia
 

Por meio do sistema de monitoramento de doenças implantado no município após a enchente, a Secretaria Municipal de Saúde notificou duas confirmações e cinco suspeitas de casos de Leptospirose no município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os casos notificados já estão encaminhados e/ou em tratamento graças à detecção prévia permitida pelo sistema.

A ferramenta tecnológica está trazendo grandes retornos à comunidade deodorense. Após sua implantação, que tornou Marechal Deodoro pioneira na modalidade de monitoramento de doenças no Brasil, a plataforma já enviou mais de 6 mil mensagens à população e cadastrou quase 500 famílias.

No total, já foram confirmados dois casos de leptospirose no município e outros cinco casos suspeitos ainda esperam confirmação. Todos notificados por meio da ferramenta. Além disso, junto à demanda normativa das unidades de saúde, somente na UBS da Poeira, estão sendo notificados cerca de 200 casos de diarreia por semana.

A diretora de Atenção à Saúde, Tânia Queiroz, explicou como funciona o procedimento após a suspeita e confirmação dos casos da doença.

“Nós seguimos tudo de acordo com as orientações do Ministério da Saúde. De início, entramos com a mediação e encaminhamos para um hospital especializado, no caso, o Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (antigo HDT). Voltando para o município, a Secretaria