Geral

Prefeitura de Atalaia aciona serviço de recadastramento imobiliário

18/06/2017
Prefeitura de Atalaia aciona serviço de recadastramento imobiliário

atalaia-recadastramento-450x300O recadastramento imobiliário é uma ação da Prefeitura de Atalaia que estima atualizar informações cadastrais de 20 mil imóveis e de seus proprietários, em várias localidades da cidade. Atualmente, apenas 6 mil imóveis encontram-se cadastrados na Prefeitura. O trabalho é gerenciado pela Secretaria Municipal de Finanças, por meio do Setor de Tributos e teve inicio na quarta-feira da semana passada.

O cadastramento imobiliário não era atualizado há 12 anos, portanto, há a necessidade da administração municipal em conhecer de forma mais efetiva o município, que cresceu muito nos últimos anos. O diretor do Setor Tributário da Prefeitura de Atalaia, Marcelo Otaviano, destacou que o objetivo é um melhor planejamento urbano e a modernização da administração tributária.

“O município precisa verdadeiramente saber o que tem de fato em imóveis, até para poder traçar metas de desenvolvimento, para possibilitar aos munícipes, uma melhor qualidade de vida. O prefeito Chico Vigário e o secretário de finanças Júnior Vigário estão dando total apoio neste projeto, entendendo que são informações imprescindíveis para o desenvolvimento de Atalaia”.

Para alcançar essa meta estimada de 20 mil imóveis, serão também cadastrados imóveis em áreas que não vinham sendo alcançadas por esse trabalho, como grande parte da Vila José Paulino e os recém-criados distritos, a exemplo de Branca e Santo Antônio.

Efeitos positivos desse projeto já poderão ser sentidos em 2018, pois esses imóveis passarão a pagar o Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), gerando assim uma melhora significativa na arrecadação municipal, o que permitirá o poder público ter maiores condições de desenvolver trabalhos em prol da população. Serão cadastrados não apenas residências que tenham escritura pública, mas também documento particular de compra e venda e terrenos que estejam na área urbana.

Fonte: Ascom Atalaia