Geral
CGU corrige nota e Maceió é nota 10 no item de Transparência


Neander Teles – Secretário do Controle Interno. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
A SMCI utilizou a própria LAI para rebater a nota. Em resposta encaminhada por meio do próprio Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) do Governo Federal, a CGU reconheceu o erro ao não levar em conta a edição do Decreto nº 8.052/2015. “É possível localizar o normativo do município no Diário Oficial, conforme orienta a resposta do pedido e, por essa razão, vamos providenciar a alteração da nota de Maceió de 9,72 para 10 na página da EBT”, afirmou o texto respondido pela Diretoria de Transparência e Controle Social da Controladoria-Geral da União.
O Secretário de Controle Interno, Neander Teles, comemorou a decisão. “Nós comemoramos o segundo lugar em respeito aos avaliadores, mas sabíamos que Maceió havia cumprido todos os critérios e por essa razão não havia motivo para uma nota menor que 10. Por isso corremos atrás e conseguimos provar que somos um município transparente em nossas contas públicas”. O secretário agradeceu a atenção da CGU em corrigir a nota e declarou que está aberto a fazer todos os ajustes necessários recomendados pelos parceiros para que o município se mantenha no patamar em que se encontra.
“Vamos nos manter nesta espiral crescente. Desde a primeira edição a Prefeitura de Maceió tem investido na consolidação da transparência pública. Em 2015 editamos o Decreto 8.052/2015, que regulamentou a LAI em Maceió e implantamos o Sistema Informa Maceió, em parceria com a prata da casa, a Diretoria de Tecnologia da Informação. Tudo a custo zero”. O resultado deste esforço, segundo o secretário, foi evidenciado na evolução de 8,61 pontos desde a primeira edição.
O secretário destaca que no último ano a Prefeitura de Maceió atendeu a mais de 500 solicitações de informação, 96% atendidos plenamente, sem a necessidade de recurso.
Fonte: Ascom SMCI