Geral

Nova Diretoria do Cosems/AL toma posse na próxima segunda-feira

16/06/2017
Nova Diretoria do Cosems/AL toma posse na próxima segunda-feira

A cerimônia de posse dos membros da nova Diretoria Executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) para o biênio 2017-2019 ocorre às 15h desta segunda-feira (19) no Restaurante Picuí, em Jaraguá, Maceió/Alagoas. Os secretários de Saúde de Alagoas elegeram em assembleia, no último dia 12, os integrantes da chapa única intitulada “Unidos pela Gestão Democrática em Defesa do SUS”, que tem como presidente a secretária de Saúde de Teotônio Vilela, Izabelle Pereira e vice o secretário de Saúde de Jundiá, Rodrigo Buarque.

Na composição da Diretoria consta ainda a secretária-geral, Glaucia Santos, titular da Saúde da Barra de Santo Antônio; o primeiro secretário, Ib Pita, gestor de Saúde de Delmiro Gouveia; a secretária de Saúde de Messias, Morgana Oliveira, a diretora financeira e o tesoureiro Filipe Almeida, secretário de Saúde de União dos Palmares.

Já o Conselho Fiscal do Cosems/AL terá como titulares Helineide Soares, secretária de Saúde de Pindoba; Nilza Oliveira, secretária de Saúde de Matriz do Camaragibe; e Maria Brandão, secretária de Saúde de Maravilha. Os suplentes serão Ledja Melo, secretária de Saúde de Maribondo; Eladia Santos, secretária de Saúde de Roteiro e Teresa Cristina Santos, secretária de Saúde de Jaramataia.

A nova presidente do Cosems/AL, Izabelle Pereira, destaca dentre as propostas da nova gestão avançar na interlocução e na atuação conjunta com a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) junto aos municípios alagoanos, Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e Ministério da Saúde, em defesa do SUS no Estado; a criação do Cosems Itinerante, levando as capacitações para as regiões, com olhar voltado às especificidades e contexto local; o fortalecimento dos Consórcios Intermunicipais de Saúde; fazer diagnóstico regional e apresentar aos deputados federais as necessidades de cada território, buscando assim uma melhor alocação das emendas parlamentares.

Mary Wanderley/Ascom Cosems