Geral
Destak Magazine é finalista do Prêmio Nacional de Inovação

Vencedora na categoria Comércio do Prêmio MPE Brasil, etapa Alagoas, e finalista nacional na mesma categoria no Ciclo 2015, a Galeria Destak Magazine, de Marechal Deodoro, alcançou mais um feito, e agora é finalista do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), na modalidade Micro ou Pequena Empresa atendida pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) – categoria Inovação Organizacional. A empresa é a única das regiões Norte e Nordeste do Brasil nessa modalidade.
A mesma categoria da Destak Magazine conta com outras 14 concorrentes dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. As empresas vencedoras serão conhecidas no dia 26 de junho, na véspera da abertura da 7ª edição do Congresso Brasileiro de Inovação, em São Paulo.
Wilson Fonseca Júnior, ou apenas Júnior, como é conhecido na cidade de Marechal Deodoro, empreendedor da Destak, enxerga o conhecimento e a busca pela excelência como fatores fundamentais para o crescimento da empresa. Ele comemora mais essa vitória mesmo após sua galeria ter sofrido com a enchente provocada pelas fortes chuvas que assolaram a Região Metropolitana de Maceió e outros municípios da Zona da Mata Alagoana no mês de maio deste ano.
“O povo alagoano tem um poder fantástico. Nós temos que acreditar em nós mesmos. Obtive mais essa conquista e estou na final do Prêmio Nacional de Inovação graças ao meu trabalho e de meus colaboradores. Tenho orgulho de cada um deles, porque eles fazem a diferença. Outro fator importante é o Sebrae. Eu vejo a instituição como a melhor do Brasil, e penso que os empresários locais devem aproveitar mais as soluções oferecidas”, frisou Júnior.
Sobre a enchente no município e o aumento do nível das águas da Lagoa Manguaba, que atingiu a empresa, Júnior ressalta que enxerga a tragédia como uma oportunidade de renovar o negócio. “Logo quando vi a loja alagada, fiquei triste e pensei: 12 anos perdidos. Tenho que começar tudo de novo. Mas, no outro dia, refleti e lembrei que já passei por várias dificuldades, superei todas elas e voltei melhor. Essa é a chance de mudar e crescer mais”, concluiu o empreendedor.
Segundo Fábio Rosa, gerente adjunto da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) do Sebrae em Alagoas, para realizar o sonho de participar do PNI, o empresário participou de várias reuniões do Programa ALI, que, somadas, computaram 60 horas de orientação in loco de preparação para o prêmio, com atividades de explanação e desmistificação dos questionários, organização do cronograma para execução do trabalho e levantamento das atividades realizadas pela empresa.
“Ver uma empresa alagoana acompanhada pelo ALI chegar à etapa final do PNI representa um reconhecimento da gestão do programa em Alagoas. Nossas ações estão em plena sintonia com o mercado em relação à inovação, e nossas intervenções estão sendo assertivas para melhorar a competitividade das empresas atendidas pelo ALI”, explicou Fábio.
Até conquistar esse espaço na final do Prêmio Nacional de Inovação, Júnior participou de diversas capacitações e consultorias do Sebrae, envolvendo vendas, planejamento estratégico, layout de loja, finanças, gestão de estoque, entre outros. Participou também do Seminário Empretec, Cultlíder e das consultorias do Projeto de Aceleração da Competitividade (PAC), Gestão de Excelência Competitiva (GEC) e do próprio Programa ALI, que o levou à final.
Ao participar dessas capacitações, o empresário começou a inovar junto com seus colaboradores e implantar um programa de incentivo à inovação. Os funcionários dão sugestões de inovação e melhorias para o negócio e ainda são recompensados. Outra inovação na Destak Magazine é a política socioambiental, que, entre várias ações, ajuda a recolher óleo de cozinha utilizado por clientes, colaboradores e fornecedores. A prática impede que milhões de litros de água da Lagoa Manguaba sejam poluídos. Após o recolhimento, o óleo é transformado em sabão.
Além da Destak Magazine, outras duas empresas alagoanas também estarão na final do PNI: a Prisco Ambiental, empresa especializada no tratamento de águas residuais, na categoria Micro e Pequena Empresa, e a Norvinco, indústria de embalagens, na categoria Média Empresa.
Prêmio Nacional da Inovação
Ao todo, 34 das 3.987 empresas inscritas chegaram à última etapa da edição 2016/2017, sendo que algumas concorrem em mais de uma categoria. A iniciativa, promovida pelo Sebrae e Confederação Nacional da Indústria (CNI), valoriza negócios que apostam na inovação. As inovações desenvolvidas pelas candidatas devem ter ocorrido nos últimos 24 meses e precisavam estar implantadas no momento da inscrição.
O prêmio se divide em quatro modalidades: Micro e Pequenas Empresas atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI); Micro e Pequenas Empresas; Médias Empresas; e Grandes Empresas. A premiação se dará nas categorias Gestão da Inovação, Inovação de Produto, Inovação de Processo, Inovação Organizacional e Inovação em Marketing, sendo esta última dividida em quatro subcategorias: Produto, Processo, Organizacional e Marketing.
Fonte: Agência Sebrae Alagoas