Geral
Sindjornal e empresas de comunicação homologam acordo referente aos dissídios de 2016 e 2017

Na manhã desta sexta-feira (02.06), o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) e as empresas de comunicação homologaram, no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), termo de conciliação referente aos dissídios coletivos dos anos de 2016 e 2017. Quanto ao primeiro, ficou acordado que o pagamento do percentual de 9,8%, julgado pelo TRT/AL e confirmado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), será realizado em seis parcelas a partir do mês de junho.
Em relação ao dissídio de 2017, o índice conciliado foi de 4%, a ser pago em duas vezes, nos meses de outubro de novembro, coincidindo com o pagamento das duas últimas parcelas do reajuste de 2016.
O dissídio coletivo envolveu veículos de comunicação de três grupos empresariais: Gazeta de Alagoas LTDA, TV Gazeta de Alagoas LTD, Rádio Clube de Alagoas LTDA (Gazeta FM-Maceió), Rádio Gazeta de Alagoa (Gazeta AM), Rádio Clube de Alagoas LTDA (Gazeta FM-Arapiraca), TV Mar Canal 35, Pajuçara Editora, Internet e Eventos LTDA - ME, TV Pajuçara LTDA, Rádio Pajuçara FM LTDA e Sampaio Rádio e Televisão LTDA - ME.
Negociação - A proposta inicial lançada pela classe patronal na audiência realizada em maio era pagar o reajuste em oito parcelas, o que não foi aceito pelos profissionais. Com a mediação do TRT/AL e após consulta à categoria, chegou-se ao acordo homologado nesta sexta-feira.
Fonte: Ascom TRT/AL