Geral

Oficina Sebrae de Empreendedorismo inicia atividades no Graciliano Ramos

01/06/2017
Oficina Sebrae de Empreendedorismo inicia atividades no Graciliano Ramos

Considerada uma das principais soluções desenvolvidas para estimular competências empreendedoras, a Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE), teve início na noite desta segunda-feira (29), no ginásio de esportes da Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos, no Conjunto Graciliano Ramos, no Bairro Cidade Universitária. O evento reunirá até o próximo dia 02 de junho, sempre das 19h às 22h, Microempreendedores Individuais (MEI), empresários, estudantes e potenciais empreendedores para uma grande imersão, que une teoria e prática através de atividades como palestras, consultorias e dinâmicas em grupo.

A OSE conta com temas específicos durante os dias de evento, apresentado por instrutores, que ficam divididos em seis turmas com até 30 participantes. Nesse primeiro dia, o tema foi ‘O empreendedorismo e suas competências’. Nos dias seguintes, os temas serão: na terça (30); ‘Entenda os riscos do seu negócio’, quarta (31); ‘O desafio da mudança’, quinta (01); e ‘Como fazer sua empresa crescer – Novos rumos’, na sexta-feira (02), encerrando o evento.

Há quatro anos no comando de um negócio diferenciado e inovador, Ivone Almeida é MEI, produz manualmente em casa forminhas para doces finos e porta guardanapos para festas, jantares e eventos. A empreendedora vende pela internet através de um perfil no Instagram (@ivoneforminhas) e acredita que a OSE e outras soluções do Sebrae podem alavancar seu negócio.

“Já participei de outras ações como Oficinas SEI. Estava com a contabilidade do meu negócio totalmente desorganizada e já estou começando a me organizar, a mudar minha empresa por conta dessas oficinas. Quando soube que o Sebrae traria a OSE para o conjunto decidi participar para aprender mais. Faço tudo sozinha, com a ajuda de familiares e a ideia é crescer e comprar máquinas que ajudem a aumentar a produção. Hoje foi o primeiro dia, ainda estou assimilando bem a ideia, mas sei que será uma semana muito boa. Onde tem Sebrae, eu sei que é algo para melhorar meu negócio”, frisou Ivone Almeida.

Fátima Aguiar, gerente da Unidade de Atendimento Empresarial (UAE) do Sebrae em Alagoas destacou que a OSE é uma boa oportunidade para que os participantes do Graciliano Ramos, localidade distante da sede do Sebrae, despertem habilidades e competências empreendedoras e ainda saibam mais sobre planejamento, vendas, pesquisa de mercado, relacionamento com os clientes, além do ‘Desafio Meu Negócio’, momento em que os participantes são estimulados a abrirem um negócio fictício e diferente do setor em que atuam.

A gerente da UAE também falou sobre outros benefícios gerais que a OSE pode oferecer para a região como um todo. “Daqui surgem novos negócios, quem já tem negócio informal passa a se formalizar com consciência, quem já é formalizado passa a ter mais conhecimento e tudo isso fortalece toda a cadeia de negócios dessa região, que tem muitas micro e pequenas empresas ajudando a trazer uma dinâmica econômica a esse território muito importante”, concluiu Fátima Aguiar.

Participantes do EJA Supletivo

A novidade desta edição da OSE foi a participação de cerca de 30 estudantes do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) supletivo da Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos. Um desses participantes estuda pelo EJA há um ano, há 11 tem um negócio próprio e há 9 anos é MEI. A dona Maria Alaíde Costa tem um salão de beleza no Graciliano Ramos, estuda, é exemplo para jovens, mas ainda quer mais.

“Quanto mais busco conhecimento, um leque de oportunidades se abre na minha cabeça. Agora, com a internet, eu tenho que ficar mais por dentro de tudo. Por isso estou estudando, por isso participo de tudo o que o Sebrae oferece como cursos e eventos como esse. O que eu quero agora é ter mais conhecimento, agrega-lo ao meu salão e crescer”, finalizou Maria Alaíde.

A OSE é uma ação que integra o Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) Regiões Urbanas de Baixa Renda, também conhecido como Sebrae nas Comunidades, que atua nos bairros do Benedito Bentes, Tabuleiro, Clima Bom, Bebedouro e Jacintinho. O DET busca impulsionar o empreendedorismo baseado no potencial de oportunidades e vocações locais, para contribuir com a inclusão produtiva e a geração de novos negócios.

São parceiros do Sebrae na execução da OSE, a Associação de Moradores do Graciliano Ramos, Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que cedeu o espaço da Escola Geraldo Melo.

Fonte: Agência Sebrae Alagoas