Geral

Secretários discutem ações para minimizar efeitos das chuvas no Estado

30/05/2017
Secretários discutem ações para minimizar efeitos das chuvas no Estado

O Governo do Estado vem trabalhando diuturnamente para agilizar o socorro às vítimas das chuvas que assolaram Alagoas na última semana e minimizar a destruição dos municípios atingidos. Com esse propósito foi criado o Gabinete de Crise, que nesta segunda-feira (29) reuniu todos os secretários estaduais, presidentes de órgãos, Defesa Civil, Polícia Militar, Bombeiros, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e Exército, no Palácio República dos Palmares.

De acordo com o secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, é preciso unificar as informações e ações acerca do diagnóstico da situação das famílias, para que os secretários tragam as informações e a disponibilidade de ajuda das suas secretarias, para que seja efetivada a Operação Limpeza e a Operação Volta para Casa, além da ampliação do decreto de situação de emergência, para que os municípios que também estejam sofrendo com as chuvas sejam contemplados.2905_ENCHENTES_2

"Assim que os secretários definirem suas informações e disponibilidade de ação das respectivas pastas, vamos concentrar as ações e decidir exatamente o que será feito para o socorro e a assistência às vítimas. Podemos adiantar à população que as doações podem ser entregues em todos os órgãos oficiais, mas serão distribuídas pela Secretaria de Estado da Assistência Social e a Cruz Vermelha, " observou Farias. A próxioma reunião do Gabinete de Crise será nesta terça-feira (30).

Segundo a coordenadora da Governança Poliana Santana, a determinação do governador é que a Operação Limpeza seja iniciada imediatamente, para que a destruição causada pela chuva seja minimizada o mais rápido possível e que a situação de normalidade seja retomada. "Vamos reunir profissionais e voluntários para a retirada de entulhos, desentupimentos, remoção de lama, pequenas demolições. O objetivo é minimizar o sofrimento dos alagoanos," finalizou ela.

Maria Barreiros/Agência Alagoas