Geral
Tribunal homenageia unidades judiciárias que se destacaram em 2016

Magistrados e servidores do primeiro grau da Justiça estadual tiveram seus esforços reconhecidos, nesta sexta-feira (26), na solenidade do Juízo Proativo, conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Otávio Leão Praxedes.
O desembargador ressaltou a satisfação em participar do momento. “Quando digo do meu prazer é porque se cobra muito dos integrantes do Poder Judiciário. Como presidente, me sinto feliz em estar aqui hoje reconhecendo o trabalho de vocês. De cada vara, de cada escrivão, cada oficial de Justiça. Eu poderia dizer apenas 'meus parabéns', mas tenho que parabenizar e também agradecer a todos vocês. Muito obrigado”.
Os indicadores e metas da avaliação foram aprovados pelo Pleno do Tribunal e publicados na Resolução nº 9 de 2016 do TJ/AL. O resultados referem-se ao período entre dezembro de 2015 e novembro de 2016.
Nesta terceira edição, o projeto premiou juízes e funcionários de 50 unidades que atingiram o Padrão Excelência ou o Padrão Mais Proativo, concedendo auxílio para capacitação, anotação na ficha funcional, certificado, folga-prêmio, medalha e troféu.
Os integrantes das unidades que atingiram o Mais Proativo recebem R$ 1.800 para realizar cursos de capacitação; o Padrão Excelência dá direito a R$ 1.500. A folga-prêmio é de 5 ou 2 dias. Os troféus são destinados para cada vara ou juizado.
O projeto é uma forma de o Tribunal alinhar as unidades judiciárias e seus servidores à estratégia institucional e ao cumprimento das metas do Judiciário alagoano e nacionais. É o que enfatiza Clóvis Correia, assessor-chefe da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP), setor que conduz o Juízo Proativo. “É de extrema importância para que todos possam estar alinhados e possam alcançar os resultados desejados pelo Judiciário de Alagoas”.
“É importante que se frise que não estamos reconhecendo baixo resultado ou resultado médio, estamos reconhecendo aqueles que ultrapassaram a média. O programa não para simplesmente com a premiação, muito pelo contrário. Vamos pegar essas unidades que são referência e tentar verificar o que as outras de uma mesma categoria não estão fazendo, para ter o mesmo patamar de produtividade e efetividade”, explicou Clóvis Correia.
Integrantes da 10ª Vara Cível de Arapiraca recebem premiação do Juízo Proativo. Foto: Caio Loureiro
O juiz André Gêda Peixoto Melo, titular da 10ª Vara Cível de Arapiraca (Família), unidade reconhecida com o Padrão Mais Proativo, explicou que a unidade procura dar celeridade aos processos a partir de diversas boas práticas, como a redução de rotinas desnecessárias e o incentivo à conciliação.
“A premiação representa o reconhecimento do esforço de toda a 10ª Vara, não só servidores, mas estagiários, membros do Ministério Público, Defensoria, advogados, todos contribuem para o sucesso e alcance desses resultados”, disse o magistrado.
A assessora Rayane Cristina Ramos, da 1ª Vara de Palmeira dos Índios, também premiada, comentou sobre o momento de comemoração. “É uma satisfação enorme ver o nosso trabalho reconhecido e ver que vários dos nossos amigos também se empenham em fazem um trabalho conjunto pra concretizar o que a gente está recebendo aqui. A gente sabe que não é fácil, porque convivemos com vários problemas”, disse.
Enasp
Na ocasião, o presidente Otávio Praxedes também homenageou os juízes da área criminal que tiveram atuação destacada no cumprimento das metas da Enasp - Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Foram contemplados com a Medalha do Mérito Judiciário os magistrados Edivaldo Landeosi, Gilvan de Santana Oliveira, Hélio Pinheiro, Juliana Batistela Luciana Raposo, Maurício Brêda e Phillipe Alcântara.
Premiação foi entregue a 50 juízes e unidades que atingiram o Padrão Excelência ou o Padrão Mais Proativo. Foto: Itawi Albuquerque
Confira abaixo as unidades agraciadas pelo Juízo Proativo:
Padrão Mais Proativo (29 unidades)
6ª Vara Cível de Maceió
18ª Vara Cível de Maceió
22ª Vara Cível de Maceió
1ª Vara Criminal (Infância) de Maceió
3ª Vara Criminal de Maceió
4ª Vara Criminal de Maceió
9ª Vara Criminal de Maceió
10ª Vara Criminal de Maceió
10ª Vara Cível de Arapiraca
1ª Vara Criminal (Infância) de Arapiraca
Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Arapiraca
3ª Vara de Santana do Ipanema
1ª Vara de União dos Palmares
3ª Vara de União dos Palmares
1ª Vara de Palmeira dos Índios
2ª Vara de Palmeira dos Índios
3ª Vara de Palmeira dos Índios
2ª Vara de São Miguel dos Campos
1ª Vara de Porto Calvo
2ª Vara de Porto Calvo
Vara Única de Campo Alegre
Vara Única de Feira Grande
Vara Única de Piranhas
1º JECC de Maceió
3º JECC de Maceió
7º JECC de Maceió
JECC de Palmeira dos Índios
JECC de São Miguel dos Campos
JECC de União dos Palmares
Padrão Excelência (21 unidades)
6ª Vara Criminal de Maceió
16ª Vara Criminal de Maceió
15ª Vara Cível de Maceió
25ª Vara Cível de Maceió
26ª Vara Cível de Maceió
28ª Vara Cível de Maceió
3ª Vara Cível de Arapiraca
7ª Vara Cível de Arapiraca
9ª Vara Cível de Arapiraca
1ª Vara de Santana do Ipanema
Vara Única de Água Branca
Vara Única de Cacimbinhas
Vara Única de Porto Real do Colégio
Vara Única de Quebrangulo
2º JECC de Maceió
8º JECC da Maceió
JECC de Penedo
JECC de Rio Largo
JECC de Santana do Ipanema
Turma Recursal da 1ª Região
Turma Recursal da 2ª Região
Isaac Neves - Dicom TJ/AL