Geral
Apoiadores técnicos do Cosems/AL participam de oficina nacional sobre Rede Colaborativa

Cento e sessenta apoiadores técnicos, coordenadores de apoio dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e consultores regionais de todo o país participam até esta sexta-feira (26), em São Paulo, da oficina do Projeto da Rede Conasems-Cosems.O Cosems de Alagoas encaminhou para esta capacitação quatro apoiadores e a coordenadora estadual de apoio. Para o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, o projeto se propõe a fortalecer as regiões de saúde, secretarias municipais e o SUS.
"A função do apoiador é tirar o gestor da zona de conforto e convidá-lo a participar dos espaços de gestão como a CIR, por exemplo, enfatizar a importância das conferências municipais de saúde, além de dar todo o apoio técnico e levar de forma ágil a informação de qualidade até a ponta". O presidente explicou que o projeto já funciona em dez Estados com o intuito de criar uma rede totalmente conectada. "O apoiador conecta o gestor municipal ao coordenador do Cosems, os Cosems se conectam ao Conasems - que representa os 5570 municípios ? que terá acesso às demandas e informações de todos os municípios para sugerir, demandar e pactuar em CIT, com estados e União, de forma eficaz".
De acordo com o representante do Ministério da Saúde, Marcos Franco, os apoiadores estão assumindo um papel relevante na melhoria do SUS. "Os apoiadores serão peças-chave para promover uma gestão descentralizada e eficiente, pois terão a responsabilidade de munir os gestores de informação", reforçou. Marcos Franco fez uma apresentação detalhada sobre o "SUS Legal" que engloba a unificação dos blocos de financiamento e a consolidação das portarias que regem o SUS. "Isso não é uma iniciativa do governo, é uma proposta defendida por muitos que vêm ao longo dos anos lutando pela construção do SUS e, além de tudo, é o que está na lei".
O apoiador técnico do Cosems, Joelson Lisboa, apresentou na oficina o trabalho que a equipe de Alagoas desenvolve junto aos gestores de saúde municipais e ressaltou a contribuição que a capacitação trará para o Estado. "Esperamos que os dados sistematizados durante a oficina possam contribuir para a reflexão e construção do papel do apoiador e sua dinâmica de trabalho com foco no trabalho em equipe, corroborando para o seu crescimento, aperfeiçoamento e o desenvolvimento das políticas públicas em atenção à saúde em âmbito municipal e regional".
Além de Joelson Lisboa, do Cosems de Alagoas participam da oficina até esta sexta-feira as apoiadoras técnicas Ana Maria Porto, Mirna Vaz, Kathleen Moura e a coordenadora estadual do projeto, Josinete Marques. O Projeto Apoiador é uma parceria do Ministério da Saúde, Conasems e Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Maryland Wanderley/Ascom Cosems/AL