Geral

Municípios alagoanos têm até o dia 25 para encaminhar trabalhos e concorrer o Mostra Brasil Aqui Tem SUS

21/05/2017
Municípios alagoanos têm até o dia 25 para encaminhar trabalhos e concorrer o Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Os municípios alagoanos têm até o próximo dia 25 para encaminhar suas experiências exitosas ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) e concorrer a 14ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS 2017 que acontece no dia 13 de julho durante o 33º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Brasília. No dia 5 de junho o Cosems divulgará em seu site os seis trabalhos selecionados que serão levados à Mostra.

Os vencedores por região do país vão ganhar R$ 10 mil, além de um município de cada Estado ter sua experiência registrada em vídeo no formato documentário. De acordo com a presidente do Cosems, Normanda Santiago, o objetivo da Mostra é proporcionar a troca de experiências municipais bem sucedidas no Sistema Único de Saúde (SUS), estimular e difundir ações municipais inovadoras que garantam o direito à saúde e promover um espaço de reflexões sobre a gestão e organização de serviços de saúde.

Os temas da Mostra são planejamento local do SUS, participação da comunidade na saúde, financiamento e o Fundo Municipal da Saúde, gestão do trabalho e da educação na saúde, gestão da assistência farmacêutica no município, administração pública e judicialização da saúde no município e Atenção Básica, Vigilância em Saúde no município, promoção da saúde, rede da atenção e regulação do SUS no município.

Alagoas foi destaque na edição de 2016 - Gestores e técnicos da saúde de Arapiraca, Craíbas, Girau do Ponciano, Campo Alegre, Messias e Poço das Trincheiras apresentaram experiências inovadoras na 13ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS. O projeto Odontologia Domiciliar para usuários do Sistema Único de Saúde, do município de Campo Alegre, foi o primeiro colocado na região Nordeste e a premiação se deu no XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Fortaleza, Ceará, no ano passado.

O odontólogo Franklin Regazzone Pereira Lopes concorreu com mais de 300 trabalhos de todo o país nessa edição da Mostra, promovida pelo Conasems.

Mary Wanderley/Ascom Cosems/AL