Geral
Delmiro Gouveia recebe Seminário de Oportunidades do Semiárido Alagoano

Com o objetivo de discutir as potencialidades do Sertão e Semiárido em diversos aspectos como agronegócios, empreendedorismo e inovação, o Sebrae em Alagoas vai promover nos dias 25, a partir das 18h, e 26 de maio, a partir das 8h, o Seminário de Oportunidades do Semiárido Alagoano, no Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Delmiro Gouveia. O evento é gratuito e contará com palestras e debates para um público diversificado como empreendedores, produtores rurais, estudantes, membros do Poder Público, entidades e organizações.
No dia 25, a primeira palestra será ‘Cenários e Perspectivas para o Desenvolvimento do Semiárido Alagoano’, ministrada por Cláudio Marinho, consultor e diretor da Porto Marinho e credenciado ao Sebrae na Paraíba. Ainda durante o primeiro de dia de seminário, será feito o lançamento do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, Região Nordeste – 4ª Edição: Homenagem a Milton Santos, pelo Ministério da Integração Nacional.
Já no segundo dia, às 8h, no painel 1, de agronegócios, a palestra terá como tema ‘Oportunidades de negócios agrícolas na região do Semiárido: um olhar para as demandas do mercado’, apresentada por Albericio Pereira de Andrade, doutor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na sequência, Rozeane Lima, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vai apresentar ‘A diversidade no Semiárido: novas possibilidades, desafios e experiências’, moderada por Luiz Carlos de Lima, da Secretaria de Desenvolvimento Regional, representante do Ministério da Integração Nacional. O primeiro painel ainda contará com uma palestra sobre o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), pelo Banco do Nordeste, e uma Apresentação do Banco de Oportunidades do Sertão Alagoano.
O painel 2 será focado na temática Negócios Sustentáveis e Inovadores, trazendo, às 11h, a palestra ‘A Melhoria do Ambiente de Inovação: Criatividade, Empreendedorismo e Tecnologias’, ministrada por Ana Roberta Souto, superintendente de Empreendedorismo do Porto Digital, em Pernambuco. Em seguida, encerrando o evento, será a vez da palestra ‘Turismo e Natureza: Um Brasil de Oportunidades’, por Luiz Del Vigna, vice-presidente e sócio-fundador da Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).
De acordo com Vitor Pereira, analista do Escritório Regional do Sebrae em Delmiro Gouveia, o Seminário de Oportunidades do Semiárido Alagoano é mais uma ação do Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) no Sertão Alagoano, tocado pela instituição. O analista ainda destacou a importância do evento e das temáticas que serão abordadas durante o seminário.
“A ideia é envolver atores importantes para o desenvolvimento da localidade, criando uma dinâmica que os faça visualizar alternativas socioeconômicas para o Sertão, com ênfase nas potencialidades e vocações da região. O propósito é gerar conhecimento e visibilidade a respeito da dinâmica regional numa visão socioeconômica abrangente, envolvendo os setores produtivos locais e sua conexão com o mercado, por isso, o foco em Agronegócios, Turismo, Inovação e Empreendedorismo”, destacou Vitor Pereira.
O Seminário de Oportunidades do Semiárido Alagoano é promovido pelo Sebrae em Alagoas, em parceria com o Governo do Estado de Alagoas, por meio das secretarias de estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) e do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e outros parceiros como Ministério da Integração Nacional, Ufal, Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), Banco do Nordeste, Prefeitura Municipal de Delmiro Gouveia e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).
Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones 0800-570-0800 ou (82) 3641-5615. As vagas são limitadas.
Fonte: Agência Sebrae Alagoas