Geral
Sebrae comemora resultados da Semana do MEI em Alagoas

A 9ª Semana do MEI, promovida pelo Sebrae em todo o Brasil desde segunda-feira (08), chegou ao fim nessa sexta-feira (12). Em Alagoas, o balanço foi positivo, com mais de 3.500 atendimentos em Maceió, na sede, no Centro e nos bairros do Benedito Bentes, Clima Bom e Jacintinho; nos municípios da Região Metropolitana de Maceió: como Marechal Deodoro, Pilar e Rio Largo; além do atendimento nos Escritórios Regionais do Sebrae em Arapiraca, Delmiro Gouveia e Penedo, e municípios circunvizinhos como Olho d’Água das Flores, Piranhas, Santana do Ipanema, Coruripe, Junqueiro e Teotônio Vilela.
O evento orientou e capacitou os Microempreendedores Individuais (MEI), direcionando potenciais empresários para a formalização, por meio de uma programação de palestras, oficinas e várias capacitações com especialistas em pequenos negócios, para que os participantes pudessem tirar dúvidas e obter mais conhecimento sobre o mundo das micro e pequenas empresas.
Débora Medeiros, analista da Unidade de Atendimento Empresarial (UAE) do Sebrae em Alagoas, destacou a importância da iniciativa e as principais demandas atendidas pela instituição durante a realização da Semana do MEI no estado, com informações sobre a declaração anual do MEI (DASN SIMEI).
“Durante a semana, o público participou em peso da Semana do MEI, indo aos pontos de atendimento nos bairros de Maceió, na sede e no Centro. Muita gente veio comprar o presente para o dia das mães e aproveitou para tirar dúvidas e buscar orientação conosco e com os parceiros que aqui estiveram. As principais dúvidas eram relacionadas ao processo de formalização, orientações e uma grande demanda sobre a declaração anual”, concluiu Débora Medeiros.
Durante o atendimento, quem buscou se formalizar foi direcionado para a sede do Sebrae e Escritórios Regionais para participar da palestra ‘Vantagens da Formalização’, verificar a consulta prévia e aí sim, iniciar o processo de formalização. Um desses é Hector Luiz Silva, potencial empreendedor que oferece serviços de DJ em eventos e shows há sete anos. Hector contou um pouco de como iniciou seu negócio e o quanto a Semana do MEI foi importante para ele.
“Comecei como um hobby e depois vi que dava para abrir uma empresa e ganhar dinheiro com isso. Acredito que essa ação do Sebrae é muito importante para quem quer se formalizar e crescer no mercado assim como eu. Esse apoio que encontrei aqui do Sebrae e seus parceiros, como os bancos, é essencial. Aqui eu fui orientado e, ainda hoje, pretendo me formalizar, ser um MEI e aproveitar os benefícios”, concluiu Hector Silva.
Números da Semana do MEI
Com 19 pontos de atendimentos espalhados em municípios estratégicos, a Semana do MEI atingiu 3.547 atendimentos em todo o Estado. Foram 45 oficinas com participação de 545 oficineiros, 185 pessoas assistiram as 19 palestras ofertadas na programação, além de 2.917 orientações empresariais ao longo da semana.
Parceiros da Semana do MEI
O Sebrae contou com diversos parceiros durante a Semana do MEI, entre eles a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Alagoas (FCDL/AL), Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Secretaria Municipal de Finanças, Sicoob, Caixa Econômica Federal e Vigilância Sanitária Estadual. Alguns deles participaram do ponto de atendimento itinerante no Centro de Maceió, em consonância com a programação da Semana Nacional de Educação Financeira.
De acordo com Patrícia Melo, técnica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a parceria foi essencial para o MEI. “Esclarecemos dúvidas sobre os benefícios previdenciários os quais o Microempreendedores Individuais têm direito como pensões, auxílios, aposentadoria e serviços como inscrições, recolhimentos e agendamentos. Essa parceria é fundamental para que as pessoas conheçam mais seus direitos e obrigações”, finalizou.
Fonte: Agência Sebrae Alagoas