Geral
Blog Laluxo: ideia de negócio que nasceu de uma canção de ninar

Maire Sousa sempre foi focada nos estudos. Farmacêutica por formação passou em concursos públicos, concluiu mestrado em Ciências da Saúde e só aí decidiu ter um filho. Mesmo sendo servidora pública e mãe, Maire continuou a sonhar com um negócio próprio. Enquanto sonhava e cuidava do filho, o apelido Laluxo ganhava força e Maire resolveu pesquisar para ter certeza de que não havia registro do nome. Em 2012, ela criou um perfil no Instagram e registrou a marca Laluxo.
Nos anos seguintes, Maire persistiu em se qualificar cada vez mais, fez cursos na Escola de Belas Artes de São Paulo e participou de palestras, capacitações e oficinas do Sebrae em Alagoas. A primeira delas foi a Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE), em 2015, participando também da consultoria individual oferecida pelo evento e da Consultoria com Hora Marcada, na própria sede do Sebrae em Alagoas, com foco em Marketing Digital.
Sentindo-se melhor qualificada, em 2016, Maire Sousa criou o Blog Laluxo (http://www.laluxo.com.br), especializado em dicas de produtos de beleza, estética, moda, viagens, culinária, mensagens positivas e de fé, com posts elaborados em pesquisas feitas por ela. Maire começou a conhecer mais esse tipo de mídia, após procurar na internet dicas de como enfrentar alguns problemas de pele. Ela também falou sobre seus posts.
“Gosto de motivar as pessoas. Assim como consegui superar problemas, elas também podem. Quero ajudá-las. Sempre que posso, dou dicas e faço posts de motivação. Gosto também de falar sobre valores para deixar um pouco de lado essa coisa do glamour nas redes sociais e mostrar que as pessoas podem ser simples, normais, viverem a vida real, e não somente aquela que é exposta na internet”, declarou.
A empreendedora comemora o sucesso do blog e da marca Laluxo, que com menos de um ano, já alcançou e tem seguidores não só em Maceió, mas, também, em grandes cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e até de outros países como Estados Unidos, França e Japão. Atualmente, o público maior do site é de jovens entre 18 e 24 anos.
“Mesmo sendo servidora pública, sempre quis um negócio próprio. Por isso, estudo e pesquiso muito. Quando estou focada em alguma coisa, devo aprender ao máximo para oferecer o meu melhor para as pessoas. Esses cursos que fiz e faço no Sebrae têm me ajudado a amadurecer esse negócio. Estou muito feliz e surpresa, já que meu site, apesar de muito simples, tem alcançado pessoas em outros países e chegado a um público classe A”, frisou Maire.
Inspirando sua inspiração
A maior inspiração para a criação de sua marca é, sem dúvidas, o filho de Maire, o Miltinho. Inspirado pela mãe e pela prima Vininha, de 11 anos – que também posta suas receitas no blog – o menino faz propagandas do site por onde passa e ainda ajuda nos posts, fazendo fotos e vídeos. Aos sete anos de idade, Miltinho já demonstra características de um bom empreendedor.
“Faço um monte de coisa no blog. Espero que isso seja bom para o trabalho dela. Gosto muito de contribuir com isso. Quando crescer, quero ser cozinheiro, chef de cozinha, e daqui a pouco já vou começar meu canal no YouTube com algumas receitas”, revelou Miltinho, que está com oito anos de idade.
Visivelmente orgulhosa, com os olhos brilhando ao ouvir o filho falar, Maire completou: “O Miltinho é meu grande parceiro. Ele faz propagandas do meu blog. Algumas empresas parceiras, inclusive, enviam presentes e produtos para ele. Como ele gosta muito da cultura japonesa, recebemos essa semana uma caixinha com produtos do Japão, diversas guloseimas que ele mesmo apresentou no meu blog”, afirmou.
Planos e o Blog Laluxo como negócio
Atualmente, Maire já começa a pensar e posicionar a marca e o blog Laluxo como um negócio. Segundo ela, o conhecimento obtido na vida acadêmica e nas capacitações e consultorias do Sebrae tem ajudado a abrir a mente e a organizar melhor as ideias em benefício do site.
“Quero trabalhar mais a marca. Provavelmente o foco será moda, com dicas de roupas, acessórios ou cosméticos. Tudo o que estudei e todas as capacitações que fiz me ajudaram a decidir que o Blog Laluxo será um negócio, mas ainda estou estudando, já que o próprio mercado exige que a gente invista em conhecimento. A internet tem uma velocidade muito rápida, as coisas mudam num instante. A ideia é consolidar a marca Laluxo e, assim, fazer com que eu possa montar uma equipe, trazer outras pessoas para trabalhar comigo”, concluiu Maire Sousa.
A empreendedora também falou sobre seus desejos pessoais e como concilia o seu papel de mãe e trabalhadora. “Quero ser reconhecida como uma mulher de negócios e ofertar para as pessoas produtos e dicas de qualidade. Com a permissão de Deus, quero ser uma mulher próspera na minha nova atividade e uma mãe dedicada, trabalhando sempre de forma correta. Hoje, trabalho para me dedicar mais ao meu filho, que é minha prioridade. Então, me viro para conciliar as atividades externas com o papel de mãe”, pontuou.
Além disso, Maire Sousa deixou uma mensagem positiva para outras mães que pensam em empreender, assim como ela, mas que por algum motivo, ainda não deram os primeiros passos para buscar conhecer o mundo do empreendedorismo.
“É possível ser mãe, trabalhar e empreender. Claro que a prioridade deve ser sempre a família, que é a base de tudo. Mas, com planejamento, é possível fazer o que se gosta. E a mensagem que eu deixo é: sempre tenha esperança, acredite em si mesma. Nunca esqueça dos seus sonhos, pois são eles que devem motivar você. Sou cristã, e creio no preceito bíblico de que o plantar é do homem, mas o crescimento vem de Deus”, finalizou Maire Sousa.
Anissélia Nunes, analista da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) do Sebrae em Alagoas, recordou o início de Maire ao buscar orientação no Sebrae. “A Maire nos procurou com a ideia. Orientamos que ela participasse da OSE, e, a partir daí, com o conhecimento adquirido, ela construiu seu modelo de negócio em meio digital. Para que tivesse um foco e uma linguagem adequada, a encaminhamos para a consultoria com hora marcada sobre redes sociais. Deste dia em diante ela não parou mais. Hoje, com todo o potencial que a ideia dela tem, ela quer se formalizar. Podemos dizer que ela conseguiu conciliar suas atribuições de esposa, mãe e de mulher empreendedora de sucesso”, destacou a analista.
Fonte: Agência Sebrae Alagoas