Geral

Assistência Social trabalha o acesso à política habitacional em Maceió

10/05/2017
Assistência Social trabalha o acesso à política habitacional em Maceió
O sonho de ser tornar proprietário de um imóvel se tornou realidade para cerca de 50 usuários da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) atendidos pela Casa de Passagem Professor Manoel Coelho Neto (o Albergue Municipal) e inseridos nos Benefícios Eventuais. Eles foram contemplados com uma unidade no Residencial Morada do Planalto. O residencial está localizado no Benedito Bentes e conta 1.200 unidades habitacionais.

Os beneficiários da Política Municipal de Assistência Social participaram, junto com outras famílias em vulnerabilidade social, do sorteio das unidades habitacionais. O empreendimento faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, e recebeu financiamento da Caixa Econômica Federal (CEF).

O sorteio foi realizado na última quinta-feira (4) e mudou a realidade dos usuários da Assistência. A emoção e a felicidade estavam estampadas no rosto do senhor José Cícero dos Santos, que há três anos luta para conseguir a casa própria. O catador de material reciclável, que é ex-morador de rua, sonha em se tornar um gari de uma das empresas encarregadas da coleta de lixo em Maceió.

Nome do beneficiário, número da casa e quadra eram exibidos no telão durante o sorteio das casas do Morada do Planalto Cícero Rogério/Ascom Semas

“Eu sou pai de nove filhos e foi através da Semas que consegui o auxílio moradia e me inscrever no cadastro da Habitação. Hoje fui sorteado com a minha casa própria e isso vai mudar a vida da minha família, diz José Cícero.

Cinco representantes da Semas acompanharam o sorteio das casas junto com os usuários da política. A diretora de Proteção Básica e Transferência de Renda, Carla Barros, a coordenadora do Cadastro Único, Stephanie Cavalcanti, a coordenadora do Bolsa Família, Mariana De Carli, a coordenadora dos Benefícios Eventuais, Raabe Alcântara, e a coordenadora do Albergue Municipal, Jeane Cavalcante, participaram do processo de inserção das famílias assistidas pela Assistência Social no programa de habitação popular.

“Toda a equipe técnica da Semas se envolve e se empenha para que nossos usuários, sejam do albergue ou dos Benefícios Eventuais, tenham acesso ao direito à moradia. Então, para nós é com muita a satisfação que acompanhamos a realização do sonho deles de ter a casa própria”, diz a assistente social e coordenadora do Albergue Municipal, Jeane Cavalcante.

Adriano da Silva, 35 anos, é morador da Casa de Passagem e ressalta a importância de ser contemplado com uma unidade habitacional. “Eu pagava aluguel, fiquei desempregado e agora moro no Albergue da Prefeitura. Ter a casa própria vai ser bom, porque assim vou ter privacidade, ter o meu lugar. Era o que eu queria, principalmente depois de ter morado de favor na casa dos parentes. Mesmo ajudando nas despesas, era uma situação difícil”, revela o servente de pedreiro.

Noé Simplício morador do Albergue Municipal foi contemplado com casa no Morada do Planalto Cícero Rogério/Ascom Semas

Noé Simplício da Silva, 33 anos, também foi contemplado com uma casa no Morada do Planalto. Para ele, ter o acompanhamento das equipes da Semas foi fundamental para conseguir uma unidade residencial. “Fui morador de rua desde os três anos de idade. Hoje su acompanhado pelas equipes da Semas, estou albergado na Casa de Passagem e agora realizei o meu sonho de ter uma casa para morar”, diz Noé.

A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, reforça o empenho das equipes da Semas para garantir o direito à moradia dos usuários da Política de Assistência Social. “O atendimento a pessoas em situação de rua ou em outras situações de vulnerabilidade extrema é contínuo. Todas os setores da Semas estão envolvidos para garantir o direito deste cidadão, que muitas vezes não tem nem um documento de identificação para ter acesso à programas sociais. Nosso trabalho é resgatar o projeto de vida dessas pessoas e garantir a elas o que é de direito. Mas acompanhar cerca de 50 usuários sendo contemplados com uma casa é a melhor recompensa para os que fazem a Assistência Social de Maceió. É saber que o trabalho diário vem dando certo e que muitas vidas estão sendo mudadas a partir da Política de Assistência Social”, comentou a gestora.

A assinatura do contrato das casas do Residencial Morada do Planalto acontece esta semana, nos dias 11 e 12, no Clube Fênix, na praia da Avenida. A entrega das residências está prevista para ocorrer no final deste mês.

Cícero Rogério/Ascom Semas