Geral

De workaholic a doceira: mãe e filha são parceiras na Clara B Brigadeiria Gourmet

09/05/2017
De workaholic a doceira: mãe e filha são parceiras na Clara B Brigadeiria Gourmet

Maíra Nascimento tem um currículo invejável: é administradora de empresas, especialista em Gestão Financeira e Logística, com experiência internacional em Angola, trabalhando em grandes projetos na reconstrução do país, e em empresas nacionais do porte da Ambev, da Sococo e da Porto Seguro. Hoje, ela é o cérebro e as mãos por trás da Clara B Brigadeiria Gourmet, o pequeno negócio que surgiu da mente de seis anos de sua filha Clara. O que para muitos pode ser encarado como queda no padrão, para Maíra é a possibilidade de conduzir o projeto mais importante de sua vida: acompanhar o crescimento de Clara.

A administradora assume que era uma workaholic e se dedicava completamente à carreira. Estava em Angola, lidando com grandes projetos na área de construção civil e consultoria, movimentando grandes somas de recursos em mercados internacionais quando engravidou. Fez a ponte aérea Brasil-Angola durante todo o pré-natal, voltando para Maceió apenas 15 dias antes do nascimento de Clara. Ficou no país até a menina completar todas as vacinas e depois voltou para o trabalho do outro lado do oceano.

Uma dedicação admirável, que se dispensava também à filha. “Eu era uma profissional, mas quando me tornei mãe, eu me tornei MÃE. Queria dedicar o tempo que eu estava com minha filha integralmente a ela, e não ter que parar e resolver uma demanda da empresa”, relembra Maíra. Foi assim que ela decidiu voltar a Maceió, quando Clara tinha quatro anos de idade. Aqui chegando, conseguiu excelentes oportunidades graças à sua capacidade e experiência. Participava de treinamentos, supervisionava abertura de filiais pelo país, era muito requisitada e viajava muito. Mas Clara sofria a cada ausência.

“Uma vez, eu entrei no táxi e fui para o aeroporto chorando porque a Clara ficou agarrada à minha mãe, também chorando, pedindo que eu não fosse. E isso começou a doer muito em mim. Coloquei em uma balança: o que vale mais? Meu sucesso profissional ou a alegria da minha filha? Porque ela estava sofrendo muito”, conta.

À época, a menina tinha cinco anos e adorava brincar de bonecas e cozinha com a mãe. Um costume que foi ensinado em casa: Maíra adora cozinhar e tem um talento para doces. Foi ela quem fez os quitutes de cada ‘mêsversário’ de Clara e, depois disso, os cupcakes ou bolos de cada aniversário de boneca da filha, fora os ‘stupcakes’, como Clarinha chamava quando pedia para levar para a escola e dividir com os amigos. Foi em uma dessas aventuras na cozinha que a menina soltou a ideia. “Mamãe, que tal você sair da sua empresa e a gente fazer cupcakes?”, disse Clara, do alto de seus quase seis anos.

Seria apenas um devaneio de criança, mas Maíra ficou com a ideia na cabeça. Estudou o mercado, viu que havia sempre organização e demanda para doces em festas de aniversário, casamentos e eventos diversos. Procurou o Sebrae em Alagoas e fez cursos para desenvolver sua vertente mais comercial e, do computador de casa, registrou-se como Microempreendedora Individual (MEI) para abrir a Clara B Brigadeiria Gourmet.

Neste mês de maio, o negócio de mãe e filha completa seu primeiro ano de vida. “Deixei de ser funcionária de um lugar e passei a dedicar todo aquele carinho e atenção que eu tinha no trabalho para um negócio meu, que me permite ficar mais próxima da minha filha. Foi assim que nasceu a Clara B”, expõe Maíra, que hoje trabalha de casa, busca e vai deixar Clara na escola, acompanha as tarefinhas e ainda conta com uma ajudante mini-chef.

Essa mudança quase radical não é uma exclusividade de Maíra Nascimento e sua brigadeiria. Segundo Maurício Oliveira, analista da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE), é perceptível que as pessoas têm buscado uma melhor qualidade de vida, além da preocupação com o trabalho.

“Há uma percepção muito forte de que as pessoas estão buscando equilíbrio em suas relações cotidianas. Nesse aspecto, o empreendedorismo ajuda muito, pois elas apostam em um negócio mais perto de suas afinidades, que tem a sua dinâmica, mas que permite de forma mais fácil momentos para outras atividades de lazer e também com a família”, argumenta o analista.

Quem quiser conferir como funciona esse equilíbrio entre as atividades na prática pode conferir a Clara B Brigadeiria Gourmet no Instagram (@clarabbrigadeiria) e encomendar brigadeiros, cupcakes, bolos e até panetones. Os sabores vão dos tradicionais a Oreo, Nutella e cappuccino, tudo com base de chocolate belga.

Fonte: Agência Sebrae Alagoas