Geral

União sedia encontra alagoano de Apicultura e Meliponicultura

07/05/2017
União sedia encontra alagoano de Apicultura e Meliponicultura

18221891_1486295181410359_6782391627190641702_nO município de União dos Palmares sediou nesta sexta (5) e sábado (6) o I Grande Encontro Alagoano de Apicultura e Meliponicultura, que contou com a participação do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), autoridades e diversos especialistas. O evento teve objetivo difundir e esclarecer assuntos relacionados à criação de abelhas e produção de mel e derivados, e debater a elaboração de uma minuta de lei que regulamenta a criação e conservação de abelhas sociais sem ferrão no Estado.

“União dos Palmares está de parabéns, sedia o grande seminário dos produtores de mel e seus derivados. Atividade importante na geração de empregos e renda, em defesa do meio ambiente, reeducação ambiental e aquisição de novas técnicas e conhecimentos, estou muito feliz com o evento”, afirmou o vice-prefeito Zé Alfredo, durante o seminário.

Legislação em Alagoas

Para entender melhor a necessidade da criação dessa lei no âmbito estadual é importante esclarecer que além de uma legislação nacional, cada estado precisa estabelecer suas especificidades e ajustes dentro dessa lei, devido à diversidade de espécies que ocorrem em cada região do Brasil. Alagoas, assim como outros estados da Federação, está com a elaboração da regulamentação em andamento no IMA/AL, uma vez que ela deixou de ser de responsabilidade do Ibama e passou a fazer parte das atribuições do Instituto.

Próximos Passos

O material, que já está em análise e submetido ao Núcleo de Gestão Faunística (Gefau) do IMA, encontra-se em fase de ajustes técnicos/legais. Em seguida deverá ser encaminhado para o Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram) e para o Gabinete Civil para que possa então ser feita a criação da legislação no âmbito estadual.

É ressaltado na minuta a extrema importância e necessidade da concretização dessa legislação. No documento o IMA se compromete a realizar o mais breve possível as atribuições necessárias, observando os preceitos legais, técnicos e ambientais.

Fonte: Ascom União dos Palmares