Geral

Projeto Viva Hekel resgata história e obra de compositor e maestro alagoano

07/05/2017
Projeto Viva Hekel resgata história e obra de compositor e maestro alagoano

viva hekel (1)Alagoas tem na sua história artistas, músicos e autores ilustres. Dentro da música clássica, poucos conhecem o compositor, maestro e arranjador alagoano Hekel Tavares, que este ano completaria 120 anos do seu nascimento. Pensando no resgate da obra, o músico Luciano Falcão apresenta o projeto Viva Hekel.

Contemplado pelo Prêmio Diogo Silvestre, do Governo de Alagoas, o projeto Viva Hekel pretende apresentar a obra do compositor alagoano desconhecido pela atual geração, além de mostrar a gaita cromática e suas possibilidades musicais através dessa obra. Além de Luciano na gaita, a pianista Selma Brito o acompanhará nos concertos, que também terão a participação especial do cantor lírico Luciano Peixoto.

Serão três apresentações: uma em Maceió, no dia 09 de maio, às 15h, no Complexo Cultural Teatro Deodoro; uma em Arapiraca, no dia 11 de maio, às 15h, na Escola de Ensino Fundamental Carlos Alberto de Albuquerque Melo; e a última em Satuba, terra natal de Hekel Tavares, com a palestra “A vida e a Obra de Hekel Tavares”, às 14h, no auditório do IFAL.

O idealizador do projeto Luciano Harmônica Falcão explica que a história da música brasileira e alagoana é fundamental para o conhecimento das raízes culturais e o consequente fortalecimento da identidade nacional e regional. “Observamos que este compositor e sua obra ficaram relegados ao passado, e pouco conhecido dos alagoanos, este projeto foi idealizado com objetivo de resgatar e valorizá-lo, por meio de concertos onde serão executados alguns de suas composições.”, afirmou Luciano.

Tendo a gaita como instrumento principal na sua carreira, Luciano Falcão traz essa inovação para música de Hekel. “Apesar de ele ter estudado gaita harmônica, sabemos que não existem obras deste compositor feitas especificamente para este instrumento. Vamos mostrar que as dificuldades técnicas de execução podem ser superadas e tais músicas podem ser executadas com maestria e com a mesma beleza quando executadas pelos instrumentos como a flauta ou o sax”, afirmou Luciano.

Hekel Tavares

Nascido em 16 de setembro de 1896 em Satuba (AL), Hekel Tavares foi compositor, regente, arranjador, pianista e folclorista. Filho de músicos, a mãe era pianista e o pai, flautista, foi criado em Maceió, convivendo com a música tradicional dos repentistas, cantadores de desafios, reisados e congadas, que teriam forte influência em sua música. Ainda pequeno, mostrou interesse pela harmônica e pelo cavaquinho e, mais tarde, passou a estudar piano com uma tia de seu pai. Em 1921, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde estudou harmonia, composição, contraponto, fuga e instrumentação com J. Otaviano e Francisco Braga.

Influenciado pelas ideias nacionalistas do movimento que culminou na Semana de Arte Moderna, sua obra está situada entre o erudito e o popular. Iniciou a sua carreira musical em 1926, como compositor e pianista do Teatro Musicado no Rio de Janeiro. Viveu no Rio até a sua morte em 08 de agosto de 1969 com uma vida musical bastante produtiva compondo músicas como Azulão (c/ Luís Peixoto), Bahia (c/ Álvaro Moreira) e Banzo (c/ Murilo Araújo).

Luciano Harmônica Falcão

Luciano Falcão é graduado em Música Licenciatura pela UFAL e com pós-graduação em Metodologia do Ensino de Artes. Durante os meados dos anos 80 e anos 90 foi compositor e baixista nas bandas Rock Postal, Epydemia, Segredo de Estado e Máfia Nordestina. Foi diretor musical no show das cantoras Lucy Muritiba e Mel Nascimento, onde participou como gaitista e violonista.

Participou do projeto Modinhas do Meu Brasil como violonista e co-produtor. Gravou um CD autoral intitulado “O Vento e o Mar” e participou da 2ª edição do São Paulo Exposamba em 2013 com sua composição “Coração Navegante”.

viva hekel (2)Em 2014, foi coordenador do Projeto Mais Cultura nas Escolas financiado pelo Ministério da Cultura e Ministério da Educação. Também atua como educador musical e professor de arte em redes de ensino público de Arapiraca, Marechal Deodoro e Flexeiras, bem como é tutor presencial no Claretiano Centro Universitário no curso graduação EaD em Música – Licenciatura, polo Maceió.

Em 2016, lançou seu primeiro trabalho solo intitulado “Levando a vida na gaita”, trabalho este que foi lançado na 12ª edição do projeto Quinta no Arena (Maceió/AL), no projeto Misa Acústico (Maceió/AL) e no edital Pauta Aberta de ocupação de espaço no Arte Pajuçara (FMAC). Teve a sua música “Casta” entre as finalistas no I Festival de música Em Cantos de Alagoas. Ainda em 2016, o projeto “O Chorinho vai à escola” foi escolhido para ser apresentado na 7ª Festa da literatura de Marechal Deodoro.

SERVIÇO:

Projeto Viva Hekel - Prêmio Diogo Silvestre

Artistas: Luciano Harmônica Falcão Com Selma Brito

Participação Especial: Luciano Peixoto (Tenor)

Entrada: Franca

Maceió

Dia: 09 de Maio

Horário: 15h

Local: Complexo Cultural Teatro Deodoro

Informações: (82) 99665-1568

Arapiraca

Dia: 11 de maio

Horário: 15h

Local: Escola de ensino fundamental Carlos Alberto de Albuquerque Melo

Endereço: R. João Ferreira de Albuquerque, 423 - Santa Edwiges, Arapiraca - AL, 57310-270

Informações: (82) 99665-1568

Satuba

Palestra “A vida e a Obra de Hekel Tavares”,

Quando: 17 de maio

Horário: 14h

Local: Auditório do IFAL Satuba

Palestrante: Luciano Harmônica Falcão (Licenciado em Musica pela Ufal, Pós-graduado em Metodologia do Ensino de Artes- FACINTER/UNINTER e Pós-graduado em Educação a Distância: Planejamento, Implantação e Gestão - Claretiano Centro Universitário

Informações: (82) 99665-1568

Por Assessoria