Geral
Escolas do Sertão apresentam planos para melhoria do Ideb

Diretores de escolas estaduais de ensino fundamental da 6ª e 8ª Gerências Regionais de Educação (Geres) estiveram em Santana do Ipanema nesta quarta-feira (3), para socializar seus planos de ação para a melhoria de seus índices educacionais, a exemplo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O evento, que contou com a participação do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, ocorreu na Escola Estadual Laura Maria Chagas e faz parte das ações do Programa Escolas 10, uma iniciativa do Governo de Alagoas para a melhoria dos índices educacionais alagoanos e que também tem o apoio e participação das redes municipais.
"Para termos o resultado esperado no Programa Escola 10 é essencial termos o professor motivado em sala de aula. E esta ação de planejamento, engajando a todos e socializadas nas regionais, dá exatamente a dimensão desta importância", avalia Luciano Barbosa.
De acordo com Fabiana Alves, gerente de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), esta é a terceira etapa da construção das metas a serem atingidas pelas unidades com a implantação do Escola 10.
"A primeira etapa foi a realização das oficinas de elaboração dos planos de metas das escolas, realizadas em Maceió. Na sequência, as unidades de ensino socializaram com suas comunidades e construíram seus planos de ação com bases nas metas pactuadas. E hoje estão apresentando este plano de ação", explica Fabiana.
Segundo a gerente, reuniões de socialização serão realizadas durante toda a semana. Nesta quarta-feira (3), também foram apresentados os planos das escolas da 5ª Gere, em Arapiraca, com a presença da secretária-executiva Laura Souza. Nesta quinta-feira (4) será a vez da 3ª e 9ª Geres, respectivamente em Palmeira dos Índios e Penedo, enquanto, na capital estarão reunidas a 4ª, 10ª e 13ª Geres, em evento no Centro de Formação Ib Gatto (Cenfor), no Cepa.
Na sexta-feira (5), o processo será concluído com as exposições da 1ª Gere, no Cenfor/Cepa; 11ª Gere, em Piranhas, e 12ª e 7ª Geres em Rio Largo, na Escola Estadual Francisco Leão.
Atingindo metas
Com a meta do Ideb definida em 4.4, a Escola Estadual Professor Aloísio Ernande Brandão, de Santana do Ipanema, foi uma das participantes do evento. A diretora-geral Agilsa Maria Soares da Silva aponta o combate à evasão escolar e à distorção idade/série como principais desafios a serem superados.
"Muitas vezes, os alunos mais velhos ficam envergonhados de estar entre os mais jovens, além do desestímulo da própria família. Por isso, o nosso foco será neste sentido”, afirma Agilsa.
A coordenadora pedagógica da Aloísio Ernande, Flaviana Cordeiro Wanderley, informa as ações já implementadas. "Dentro do plano de ação, a escola adotou o fortalecimento de vínculos com a família, por meio de parceria com as secretarias de Saúde e Assistência Social do município, trabalhando a autoestima dos alunos, aula de ballet e violão. Professores e mães já nos relatam a melhoria no comportamento dos alunos e o interesse em estar na escola", declara Flaviana.
Marta Tavares, diretora-geral da Escola Estadual Laura Chagas, também enumera os resultados já alcançados desde a implantação do Escola 10. Além da oferta de ensino integral, a unidade também atende 300 estudantes de ensino fundamental.
"Com a formação realizada em Maceió, percebemos quais eram os nossos problemas. Nosso primeiro passo foi corrigir a inconsistência de informações no Censo Escolar. Temos uma projeção de 5.1 para o próximo Ideb e, para isto, estamos trabalhando com os professores e abraçando a causa dos laboratórios de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, com reforço de Matemática também aos sábados. Ainda disponibilizamos laboratórios de informática para o incentivo à pesquisa. Trabalhamos numa perspectiva contextualizada e esperamos alcançar nossa meta", afirma Marta.
Manuella Nobre - Ascom Seduc/AL