Geral

Prefeito reabre Museu Darras Noya e Casa de Cultura de Santana do Ipanema

03/05/2017
Prefeito reabre Museu Darras Noya e Casa de Cultura de Santana do Ipanema

Deteriorado e com problemDSC_0364-469x380as de infraestrutura. Assim estava o primeiro Museu criado no interior de Alagoas na década de 50, Museu Histórico de Artes Darras Noya. O prefeito de Santana do Ipanema, Isnaldo Bulhões (PMDB), reabriu o Museu em evento que fez parte da programação dos 142 anos de Emancipação Política do município. O Museu Darras Noya passou por uma revitalização e foi entregue a sociedade nesta sexta, no mesmo dia em que foi inaugurado a Casa da Cultura.

Fundado em 12 de setembro de 1959, o Museu Darras Noya conta com um acervo histórico e artístico da comunidade. O acervo retrata a história e principalmente os costumes vividos em diferentes épocas. O prefeito Isnaldo Bulhões ressaltou que a reabertura do museu o faz viajar no tempo trazendo de volta um pedaço da memória de Santana e garantiu que a cultura vai receber a devida atenção de sua gestão.

Participaram da solenidade a primeira-dama Dra Renilde Bulhões, diretor de Cultura Malta Neto, secretários e vereadores.

Casa da Cultura

Visando fortalecer, estimular os hábitos de leitura e possibilitar o acesso a todas as formas de expressão cultural do município de Santana do Ipanema, o prefeito Isnaldo Bulhões (PMDB), inaugurou a Casa da Cultura na tarde desta sexta-feira (28). O evento fez parte da programação dos 142 anos de Emancipação Política do município.

A Casa da Cultura conta com Biblioteca Municipal, Sala Audiovisual, Espaço para exposições, Diretoria de Cultura, sala para a Academia Santananse de Letras, Ciências e Artes, Telecentro e salas para oficinas.

O prédio estava cedido ao Judiciário Alagoano, desde a primeira gestão do prefeito Isnaldo Bulhões, para o funcionamento do fórum da cidade e após 28 anos, volta ao município para abrigar a casa da cultura.

Nas instalações da Casa da Cultura esta a Biblioteca Municipal. Criada em 1949 pelo prefeito José Lucena Maranhão, a biblioteca municipal foi denominada de Breno Acioly pelo vereador Abdon Marques e estava sem lugar definitivo. Com a instalação da Casa da Cultura, Isnaldo Bulhões torna prontamente acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os gêneros, sem distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou condição social.

“Dedico esta nova casa a todos os santanense. Vamos incentivar o acesso a todas as formas de expressão cultural da nossa querida Santana do Ipanema”, disse o prefeito. Participaram da solenidade a primeira-dama, Renilde Bulhões, diretor de Cultura Malta Neto, secretários, vereadores, Academia Santanense de Letras, Casa do Menor São Miguel Arcanjo, Clube Melhor Idade e Associação Comercial de Santana do Ipanema.

Fonte: Ascom Santana do Ipanema