Geral
Pontos e Contos lançará nova coleção em Penedo em evento nesta quarta, 22
Produção tem como artigo principal o bordado manual com várias cores e desenhos (Arquivo)
Nesta quarta-feira (22), às 19h, a Pontos e Contos lançará, na Casa de Aposentadoria de Penedo, sua nova coleção: ‘Lendas do São Francisco’. O evento será marcado por um desfile aberto ao público, com a apresentação das peças – vestidos, saias e batas – homenageando o rio e tendo como diferencial de produto o bordado manual com diversas cores e desenhos.
De acordo com Marina Gatto, analista da Unidade de Comércio e Serviços (UCS) do Sebrae em Alagoas, a instituição oferece orientação técnica para a produção dessa nova coleção da Pontos e Contos desde o final de 2016. Agora, o apoio será com o foco na comercialização das peças. A analista também destacou a importância de orientar unidades produtivas como a Pontos e Contos, que buscam valorizar a arte local através de sua produção.
“Nossa orientação serve para que a unidade produtiva sempre busque inovar para atingir novos públicos e ganhar ainda mais clientes, trazendo novidades na modelagem das peças e sempre criando coleções novas ao longo dos anos”, frisou Marina.
Francisca Lessa, presidente da Associação Pontos e Contos, revelou de onde surgiu a inspiração para homenagear o Rio São Francisco com a coleção, e enfatizou que, mesmo antes do lançamento, a associação já recebeu encomendas. “Além do Acervo Cultural e Arquitetônico de Penedo, o São Francisco é a nossa maior riqueza natural, e precisa de uma atenção especial. Essa será a nossa forma de chamar a atenção para o tema, como um pedido de socorro. Já temos várias clientes esperando essas peças em diversas cidades, como Maceió, Aracaju, Palmas, Teresina, São Paulo e outras pelo Brasil”, pontuou.
Com objetivo de preparar as integrantes da Pontos e Contos para vender mais e de maneira assertiva, o Sebrae em Alagoas realizará o curso Técnicas de Vendas para todas as associadas no fim de março. Outra capacitação será a de Marketing Empreendedor para trabalhar os 4´ps de Marketing, também como forma de abrir mais mercados diretos e indiretos. As redes sociais também servirão para apoio na comercialização da nova coleção.
Sobre a Pontos e Contos
Criada em 2005, a Pontos e Contos ficou reconhecida nacionalmente depois que sua presidente, Francisca Lessa, ganhou o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios em 2007, e esteve incluída entre os 100 melhores artesanatos do Brasil nos anos de 2009, 2012 e 2016, com o Prêmio TOP 100 Sebrae de Artesanato.
Atualmente, as peças estão sendo comercializadas em todo o Brasil, e cada encomenda que chega dos mais distantes recantos do país é motivo de muito orgulho para as 35 associadas. Todas as participantes são mulheres entre 18 e 70 anos, que bordam ponto cruz e crochê.
A maioria das integrantes são donas de casa ou adolescentes, estudantes que não têm outra fonte de renda. Elas trabalham em casa, tendo a obrigação de ir até a sede da associação uma vez por semana, onde entregam as peças já bordadas e levam outras para bordar. Todo material é comprado pela associação, e o pagamento é feito quando a peça é vendida e no início de cada mês. Cada uma recebe de acordo com sua produção.
Agência Sebrae Alagoas