Geral
Eletrobras Alagoas alerta para uso seguro da energia elétrica no carnaval
Seja na rua ou em locais fechados, pular o carnaval é a escolha de muita gente, que não mede esforços para se divertir. Mas quando o assunto é energia elétrica, nem sempre os foliões se preocupam com a prevenção de acidentes. Por isso a Eletrobras Distribuição Alagoas dá dicas de como curtir a folia preservando a vida.
O alerta da Distribuidora começa para os organizadores das festas de rua. Segundo o gerente de Segurança da Eletrobras, Jorge Rocha é importante que seja solicitada a ligação provisória junto à Distribuidora, pois a utilização da energia de forma clandestina é um risco para quem faz a gambiarra e para os foliões.
Jorge lembra que uma instalação irregular pode provocar graves acidentes. “A ligação clandestina pode ocasionar sobrecarga na rede elétrica e levar ao rompimento de cabos, comprometendo a segurança de quem curte a festa”, explicou o gerente.
Também é preciso ter cuidado com a altura de palcos, carros alegóricos, trios elétricos e dos chamados paredões de som para que não cheguem perto da rede elétrica. Para isso, a Distribuidora recomenda que os organizadores chequem os locais dos eventos, analisem o trajeto a ser percorrido pelos veículos e respeitem a altura mínima dos fios, que é de 4,2m.
Durante os festejos, nunca jogue líquidos, sprays ou água na rede elétrica, nem objetos como serpentinas e confetes. Essa prática pode acarretar em acidentes com choques elétricos e ocasionar até a morte.
No período carnavalesco, a mobilidade urbana para o litoral do Estado aumenta e casas de veraneio, pousadas e hotéis recebem mais pessoas. Desse modo, a Eletrobras orienta que os proprietários dos imóveis realizem uma inspeção nas instalações elétricas para evitar sobrecargas.
Em casa, os consumidores também precisam ficar atentos ao ligar aparelhos na tomada. Para evitar choque elétrico, é importante que a pessoa não esteja molhada, já que a água é um bom condutor de eletricidade.
Outro fator recorrente neste período é o uso do “T” (benjamim) para ligar equipamentos elétricos e eletrônicos. A utilização do objeto pode dar origem a um curto-circuito ou princípio de incêndio, se houver sobrecarga na instalação elétrica. O correto é usar filtro de linha como opção para ligar vários equipamentos ao mesmo tempo.
TRÂNSITO – O alerta da Eletrobras também vai para os motoristas que irão pegar a estrada no carnaval. “Sempre registramos acidentes envolvendo postes nesse período, gerando muitos transtornos para os consumidores, que chegam a ficar mais de três horas sem energia, devido aos abalroamentos. Portanto se beber, não dirija”, enfatizou o gerente de Manutenção, Bruno Amaral.
As colisões de veículos em postes ainda podem resultar em cabos partidos nas ruas. Se isso ocorrer, Amaral orienta que os pedestres não cheguem perto nem tentem tocar nos fios. “Por segurança, se vir um cabo de energia partido na rua, recomendamos que nunca se aproximem, chamem logo a Eletrobras e, se possível, isolem a área até a chegada da equipe técnica”.
Qualquer acidente ou ocorrência que envolva a rede elétrica deve ser informado pelo telefone 0800 082 0196, que funciona 24 horas e pode ser acionado por meio de celular. Brinque o carnaval, mas não se esqueça dos cuidados com a energia elétrica.
Ascom Eletrobras Alagoas