Um bom exemplo é da empregada doméstica Elia Maria da Silva, moradora há trinta anos na Grota da Alegria, e o pedreiro Valdir dos Santos, que contam que o acesso à comunidade era precário. “Aqui nunca existiu nenhuma escadaria, nós fazíamos melhorias improvisadas por nossa conta, usando sacos de areia para conter o barranco. Era tudo barro, todo mundo caia”, explica Elia.
A comunidade não contava com nenhuma escadaria, todos os acessos eram precários, feitos de forma improvisada. Há dois meses em execução, a comunidade já conta com cinco novas escadarias prontas. Até o fim dos serviços, serão feitas outras onze, totalizando 16 novas escadarias, atendendo aos nove mil moradores.
Além das escadarias, que possuem sistema de drenagem para evitar a precipitação das encostas durante o período chuvoso, a grota receberá três novos pontilhões, muros de arrimo, passeios e meio-fio. Na Alegria, cada escadaria terá, em média, 70 metros lineares, sendo duas delas maiores, de aproximadamente 140 metros.
Transformação do espaço
Segundo o último levantamento feito pela equipe técnica da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), responsável pela obra, já foram feitos 240 metros lineares de escadarias, 350 de canaletas, 221 de corrimão, seis de pontilhão e 140 metros quadrados de passeios.
Para Valdir dos Santos, as escadarias transformaram o espaço onde vivem. “As pessoas não passavam aqui em frente a minha casa, porque era só barranco, não tinha segurança nenhuma. Agora todo mundo sobe por aqui para ficar mais perto do ponto de ônibus, ficou ótimo”, comemora.
Além de promover mobilidade, o Pequenas Obras, Grandes Mudanças garante dignidade aos moradores da comunidade, empregando parte deles nas obras em execução na grota. Somente na Alegria, 50% do efetivo de funcionários são moradores da localidade.
O secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, ressalta que o programa do Governo do Estado irá continuar atuando com empenho e efetividade em 2017.
“Começamos o ano com o mesmo empenho e afinco do ano passado, trabalhando em ritmo acelerado, visando beneficiar essas comunidades carentes com obras de qualidade, promovendo de maneira rápida, maior mobilidade a esses moradores”, disse.
“Já inauguramos duas e neste ano teremos mais inaugurações e novas ordens de serviço. O Pequenas Obras, Grandes Mudanças é um programa do Governo do Estado essencial ao desenvolvimento da capital e seguirá até atender todas comunidades carentes da capital”, concluiu o secretário.
Fonte: Thiago Tarelli