Entre as propostas aprovadas estão a realização de audiências públicas, reuso de águas servidas, estabelecimento de um cartão de crédito para pecuaristas pelo período de seis meses, com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), distribuição de alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ações emergenciais de apoio para cultivos irrigados nas áreas do Canal do Sertão e assistência técnica aos agricultores.
Constam ainda nas propostas, a solicitação de ração animal com preços subsidiados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), implantação de tecnologias sociais de baixo custo e fácil replicação para coleta e reserva ao de água das chuvas, entre outras.
As propostas apresentadas e aprovadas pelos membros do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Reforma Agrária serão encaminhadas pela Secretaria de Estado Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas (Seagri), ao Comitê de Combate à Seca.
"Trata-se de mais sugestões para serem colocadas em ação pelo Comitê instalado pelo Governo de Alagoas", afirma o secretário de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, que presidiu a reunião do Cedafra.
Fonte: Ronaldo Lima - Ascom Seagri