A comunidade, que há muito tempo não recebia qualquer tipo de intervenção pelo poder público, celebrou a conclusão da construção e recuperação de escadarias, pontilhões e passeios. Além disso, os moradores da grota do Aterro ainda foram contemplados com sorteio de bicicletas, velocípedes e outros brindes. As crianças também receberam presentes em comemoração ao Natal.
A moradora Adriana Cristina dos Santos esteve na inauguração acompanhada do filho adotivo. Ela conta que a situação na grota era crítica. “Antes aqui era tudo barro. Quando chovia, a água invadia nossas casas. Hoje em dia a gente está no paraíso, só temos que agradecer ao governo”, conta.
Adriana, que trabalha como diarista, conta que mora na grota há dez anos e nunca tinha visto nenhuma obra promovida pelo poder público para a população da comunidade.
“No inverno, quando chovia, a gente não conseguia dormir por medo e ninguém fazia nada pela gente. Graças ao governo, nós conseguimos ter dignidade. Por aqui, todo mundo está contente”, comemora.
A comunidade do Aterro foi beneficiada com a construção e reforma de dez escadarias, sendo sete novas e três reformadas, totalizando 195 metros lineares. Além disso, a grota ganhou também quatro novos pontilhões, que totalizam 43 metros, proporcionando maior mobilidade e segurança a todos que circulam pela comunidade.
O programa promoveu ainda a construção de 1220 metros de passeios, garantindo não só maior mobilidade como também espaços para lazer e convívio da população. Além disso, ainda foram construídos 151 metros de muro de contenção, 944 de meio-fio, 650 de corrimão e 75 de canaletas.
As escadarias implantadas na grota contam com sistema de drenagem que impede que a água da chuva escorra pelos barrancos, ajudando a evitar possíveis desmoronamentos, dando maior segurança aos moradores.
A secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano realizou também a pintura de quarenta casas na comunidade, visando proporcionar maior qualidade de vida à população.
“O pequenas obras, grandes mudanças é um programa transformador. Muito mais que mobilidade, as obras trazem de volta a dignidade ao povo que muito sofreu. As escadarias, pontilhões, passeios e pintura das casas impulsionam a qualidade de vida desses moradores. A Setrand tem orgulho de poder contar com o apoio do governador Renan Filho para seguir transformando a vida de milhares de moradores carentes”, ressaltou o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.
O Pequenas Obras, Grandes Mudanças, que conta com a parceria da ONU Habitat - braço das Organizações das Nações Unidas para assentamentos e habitação - já beneficia doze comunidades carentes de Maceió e pretende atingir todas as 76 grotas maceioenses até 2018, beneficiando mais de 250 mil moradores da capital alagoana.
Fonte: Thiago Tarelli