A cerimônia ocorreu na quarta-feira (21) no Palácio República dos Palmares e, na ocasião, comemoraram-se os 54 anos de existência do conselho.
Este ano, foram homenageadas com a comenda as educadoras Deurene Maria Caíres Santos (In Memoriam); Edinalva Pinheiro dos Santos Oliveira; Genaura Dias da Silva; Maria José Pereira da Silva Bezerra; Manoelina dos Santos; Maria Josineide Vasconcelos Granja; Maria Luiza Alexandre de Lima; Mary Lucy Mello Loureiro Lima; Nenci Omena dos Santos e Nilza Maria Martins Amaral.
Na ocasião, o secretário Executivo de Gestão Interna da Seduc, Sérgio Newton, agradeceu às homenageadas pela dedicação e contribuição dadas à educação alagoana. “É uma satisfação estar aqui reconhecendo dez mulheres que sempre trabalharam para transformar vidas por meio da educação. Também é gratificante comemorar os 54 anos do conselho, um órgão parceiro e com uma contribuição incalculável ao Estado de Alagoas”, declarou.
O presidente do CEE, Eliel de Carvalho, também elogiou as homenageadas, ressaltou a importância da parceria com a Seduc e falou dos desafios que o órgão terá em 2017. “Ano que vem estaremos atuando em questões relativas à Base Nacional Comum e à nova proposta do Ensino Médio e, neste sentido, a parceria com a Seduc e toda a população é muito importante”, falou Eliel, externando ainda a “eterna gratidão” do CEE às dez comendadeiras.
Trajetória
As dez homenageadas têm em comum uma longa história de dedicação à educação de Alagoas.
No caso de Manoelina dos Santos, foram décadas alfabetizando crianças em Belo Monte, Piaçabuçu e Penedo. Neste último, trabalhou nas escolas Gabino Besouro e Teotônio Ribeiro e, na segunda, foi também diretora. “Fico muito feliz com esta comenda, principalmente pelo fato de uma ex-aluna ter indicado meu nome, que posteriormente foi selecionado pelo Pleno do CEE”, informou.
Com uma trajetória de 56 anos vivida em instituições educacionais católicas como os colégios de São José, Sacramento e o extinto Sagrada Família, além da Faculdade Cesmac, Mary Lucy se disse honrada com a homenagem. “Agradeço a todos que escolheram meu nome e espero fazer jus a esta grande honraria”, ressaltou.
Com uma atuação destacada nas três esferas educacional – redes municipal de Maceió, rede estadual e Universidade Federal de Alagoas – e notória contribuição à Educação Especial no estado, Maria José Pereira da Silva Bezerra também falou da alegria em receber a comenda.
“Passei pelas mais diversas modalidades da educação, começando na Educação Infantil e passando pelos ensinos Fundamental e Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Ensino Superior. Ter esse reconhecimento de colegas educadores me deixa muito orgulhosa”, revelou Maria José, atualmente à frente da Diretoria de Gerenciamento Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed Maceió).
Fonte: Ana Paula Lins - Ascom Seduc