Geral
SMS discute Plano de Enfrentamento à Microcefalia
A Coordenação de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está trabalhando na formatação do Plano Municipal de Enfrentamento à Microcefalia, que pretende reunir diretrizes e procedimentos a serem adotados para o acompanhamento, encaminhamento e cuidados de casos da doença, geralmente resultantes de mulheres com sintomas de zika durante a gestação.
Em uma reunião realizada na sede da SMS, a Coordenação discutiu – com representantes dos programas de Saúde da Mulher e de Atenção à Pessoa com Deficiência, e das secretarias Executiva do Gabinete do Prefeito e de Assistência Social – a proposta de formação do Grupo Condutor do Plano, que deverá ser intersetorial, abrangendo assim todos os condicionantes relacionados ao combate ao vetor, ou seja, ao mosquito Aedes aegypti.
“O Grupo Condutor estará na linha de frente do planejamento de ações do Plano de Enfrentamento, daí a necessidade de reunir os esforços de todas as áreas envolvidas no controle do vetor e que atuam em condicionantes como coleta de lixo, educação ambiental, saneamento, assistência social e em saúde, visando o fortalecimento e efetividade dessas ações de enfrentamento à doença”, frisou a coordenadora de Atenção Básica, Rosivânia Nascimento.
De acordo com Rosivânia, a ideia é estabelecer uma rotina de trabalho permanente, com foco direcionado às gestantes ainda durante o pré-natal, ampliando os horizontes para que as ações sejam desenvolvidas com a integração das mais diversas áreas no enfrentamento da questão.
Fonte: Ascom SMS