Geral
Prefeitos terão palestra sobre gestão de resíduos e destinação de lixo
Esclarecer a importância da cultura do tratamento de resíduos para os municípios é pauta prioritária da próxima reunião com os novos gestores municipais alagoanos. O encontro está marcado para o dia 22 de novembro, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos – AMA.
O engenheiro químico e especialista em gestão de resíduos, Paulo Mesquita, do Maranhão, comentará, durante a reunião, sobre a responsabilidade com o meio ambiente e população, sobre a importância de ter uma Central de Resíduos Sólidos para destinação correta do lixo produzido, além de explicar a diferença entre lixão, aterro sanitário e aterro concentrado.
Mesquita alerta que é importante diferenciar esses conceitos e aderir a uma política que preze pelo meio ambiente. “Com um tratamento adequado, o lixo não contamina o solo, nem a fauna e a flora circunvizinha, além de não atrair pragas e animais, como: urubu, rato, cachorro”, exemplifica.
Em Alagoas, desde novembro de 2015 que a Central de Tratamento de Resíduos - CTR Metropolitana, localizada no Pilar, está em funcionamento pelo Grupo Alagoas Ambiental. A CTR já recebeu mais de 10.000 toneladas de resíduos, que deixaram de poluir a natureza, atingir os lençóis freáticos e prejudicar a saúde das pessoas.
A consciência ambiental dos municípios está crescendo e a região Agreste, entre Arapiraca e Craíbas, também terá uma CTR. Cerca de 90% das obras já estão concluídas e a previsão para início da operação é até o final do ano, segundo o Grupo Alagoas Ambiental.
Diferença – No lixão, os resíduos sólidos são depositados a céu aberto. Essa destinação não possui nenhum critério sanitário de proteção ao meio ambiente, resultando na contaminação da água, do ar, do solo, do lençol freático e atraindo vetores de doenças.
Já no aterro controlado, o solo recebe uma cobertura, onde o lixo é disposto de forma controlada. Mas, não recebem impermeabilização do solo e nem sistema de dispersão de gases e de tratamento do chorume gerado. E no aterro sanitário, o solo é impermeabilizado e compactado com tratores, o que dificulta o acesso de agentes vetores de doenças e de oxigênio, o que dificulta a proliferação de determinadas bactérias. Os aterros sanitários também possuem sistema de drenagem para o chorume.
Fonte: Conteúdo Mescla