Geral

Arena Gastronômica marca 7ª edição do Festival da Lagosta de Maragogi

18/11/2016
Arena Gastronômica marca 7ª edição do Festival da Lagosta de Maragogi

Oferecendo uma grande variedade de pratos e petiscos exclusivos e com desconto nos restaurantes, hotéis e pousadas desde o dia 1º de novembro, a 7ª Edição do Festival da Lagosta de Maragogi deu o ‘start’, na última sexta-feira (11), à tradicional Arena Gastronômica, montada na Praça de Eventos do município. No espaço, que ficou montado até essa terça-feira (15), o público desfrutou dos melhores pratos e assistiu a apresentações culturais.

Entre os petiscos e pratos principais oferecidos no espaço estiveram Pastéis de Lagosta, Brochete de lagosta, Sopa, Casquinha, Lagostinho Alto do Cruzeiro, Lagosta à Nordestina, Lagosta à Provençal, Lagosta ao Creme de Mangaba, Lagosta Mar e Terra, Lagosta a La Cream, Maragosta Sushi, Lagosta Ponta de Mangue, Lagosta Flambada ao Abacaxi, Lagosta a La Moranga e Lagosta ao Vadouvan.

Claudio Souza, turista de São Paulo que estava no festival com um grupo de amigos, aprovou as opções de pratos e ressaltou a importância do evento. “Foi tudo ótimo. Já provei alguns petiscos e estão todos saborosos e com os preços justos. Acredito que esse tipo de evento surge como um atrativo a mais para esse lugar que já é lindo por natureza. Vou ficar por aqui até o fim do feriado e pretendo aproveitar mais do festival”, afirmou o turista.

De acordo com Verginia Stoldoni, presidente do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB), o festival vai até o dia 30 de novembro, com o roteiro gastronômico nos hotéis, pousadas e restaurantes participantes, os quais estarão oferecendo descontos de até 50% nos pratos que utilizam lagosta. A presidente ainda destacou o papel da Arena Gastronômica como um espaço que serve para a integração com o público.

“A arena é uma das principais partes desse evento, sempre organizada durante quatro ou cinco dias, mas com os restaurantes continuando a servir os pratos em seus estabelecimentos durante o festival. Ali, criamos um momento de convivência para que todos os visitantes possam aproveitar os pratos ouvindo uma boa música. Isso é muito importante, já que concentra as pessoas em um só local para ver um pouco de cada coisa dessa região, como a gastronomia e a cultura. O festival gera movimentação e rentabilidade muito boas para as micro e pequenas empresas daqui”, frisou Verginia.

De acordo com Ronaldo Moraes, diretor técnico do Sebrae em Alagoas, o festival também representa a união dos empresários da região, que, mesmo em uma época de crise, quando os recursos são escassos, conseguiram se organizar para participar do evento.

“O festival agrega valor em meio a esse período de dificuldades. Hoje, o turismo interno está beneficiado com a alta do dólar e se torna bastante competitivo, por isso é essencial um evento como esse. Mesmo com a crise, os empresários daqui se movimentaram, deram o melhor para oferecer o que têm de bom aos visitantes. Isso cria novas possibilidades, como outros eventos e atrações, preenchendo o calendário do ano inteiro, principalmente as épocas de baixa temporada”, analisa Ronaldo.

Mariana Gorenstein, secretária de Turismo de Maragogi, lembrou a evolução do Festival da Lagosta ao longo dos anos em que foi realizado e os benefícios trazidos para a cidade e para as empresas envolvidas no trade turístico local.

“Desde a primeira edição, o festival só tem crescido e se tornado cada vez mais relevante para o destino e para a região. Todo mundo sabe que a vocação de Maragogi e da região é o turismo: é esse setor que movimenta a economia e gera emprego e renda. Na primeira edição, a gente já imaginava a importância que esse evento teria, gerando ainda mais fluxo turístico. Só que o Festival da Lagosta acabou sendo muito mais do que isso. Hoje, ele é também uma importante ferramenta de promoção e divulgação do destino no mercado nacional e internacional, além de um estímulo e incentivo aos restaurantes locais. Todos melhoraram muito seus produtos e serviços após a realização do festival”, complementa Mariana.

Empresas e Chefs participantes 

Estão participando do festival empreendimentos de Maragogi, Japaratinga e São Miguel dos Milagres, entre eles: Praiagogi Boutique, Tuyn Gastronomique, Caldinho da Nize, Pastel Expresso, Restaurante e Pousada Alto do Cruzeiro, Restaurante O Burgalhau, Sabor Nordestino, Temakeria Costa dos Corais, Hotel Praia Dourada, Restaurante e Receptivo Pontal do Maragogi, Restaurante Netun – Hotel Areias Belas, Restaurante Sabor de Maragogi, Resort Grand Oca – Restaurante Ixu, Salinas do Maragogi All Inclusive Resort, Restaurante Maragaço 2, Restaurante Companhia da Lagosta, Odoiá Estalagem e Restaurante, Pousada Villa Pantai, Restaurante e Receptivo Marazul e Restaurante Sabor Nativo.

Já entre os Chefs estão: Sandrijn van Hoff, Elisângela Alves, Rosilângela Lins, Ivonete Lopes, Severino Paulo, Celma Silva, Deca Santos, Silvaneide, Mesulan Pereira, Ivaldo Luna, Marcelo Souza, Duda, Verônica Santos e Suely Ladislau.

A 7ª Edição do Festival da Lagosta de Maragogi é promovida pela Prefeitura de Maragogi, através da Secretaria Municipal de Turismo, e conta com a parceria do Sebrae em Alagoas, por meio do Projeto Turismo Sol e Praia de Alagoas. Outros parceiros são a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB), Copagaz e Banco do Nordeste.

 Fonte: Agência Sebrae Alagoas