Geral
Representantes do Sebrae/PR realizam visita de benchmarking em Maceió
Por conta da integração institucional e alto nível de cooperação existente entre os vários atores turísticos locais, tanto públicos quanto privados, representantes do Sebrae Paraná, Fecomércio/PR, Paraná Turismo e Paraná Convention & Visitors Bureau iniciaram nessa quarta-feira (19), em Maceió, uma visita de benchmarking ao estado. Como parte da programação, o Sebrae em Alagoas e o Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB) promoveram o fórum “Maceió - Destino Referência em Integração Institucional”.
O encontro, realizado na tarde dessa quarta-feira, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, reuniu os representantes das entidades paranaenses e várias instituições que compõem o trade turístico alagoano.
Na oportunidade, representantes de hotéis e instituições como Sebrae em Alagoas, MC&VB, Costa dos Corais Convention e Visitors Bureau, Fecomércio/AL, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió (Semptur) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (Abih/AL) apresentaram seus projetos relacionados ao turismo de negócios e eventos, detalhando principalmente aqueles com os quais tem parcerias com outras organizações turísticas locais.
Vaniza Schuler, consultora credenciada ao Sebrae no Paraná, lembrou o motivo de Maceió ter sido escolhida para a visita. Segundo a consultora, a cidade tem características peculiares e diferenciadas, sobretudo no chamado turismo MICE (Meetings – Encontros, Incentives – Incentivos, Conferences – Conferências e Ehxibitions – Feiras).
“Quando pensamos em fazer uma missão de benchmarking para um destino nacional, tínhamos como foco um lugar que tivesse um entrosamento institucional bastante forte e que pudesse servir de referência para nós. Escolhemos Alagoas porque aqui, diferentemente de quase todos os estados do Brasil, existe uma sinergia entre as várias organizações que trabalham o turismo de negócios e eventos. Pretendemos sair daqui conhecendo um pouco mais sobre essa integração e sobre esse compartilhamento de atribuições e otimização de orçamento, para que possamos aplicar isso no nosso estado”, defende Vaniza.
Débora Lima, analista da Unidade de Comércio e Serviços (UCS) do Sebrae em Alagoas, ressaltou a importância da visita para o trade turístico dos dois estados envolvidos. A analista também lembra que a visita demonstra a força e o potencial que Maceió tem como destino turístico de negócios e eventos.
“Aqui, nós temos uma força institucional muito bem articulada nesse setor. Por isso, eles vieram conhecer essas experiências e mostrar um pouco como eles atuam lá no Paraná. Serão momentos importantes para a troca de experiências e conhecimento. Ao receber essa visita, reforçamos essa integração institucional em Alagoas e mostramos que não somente o Sebrae e as instituições podem se tornar referência para o país, mas também todo o setor de turismo”, acrescenta.
De acordo com Danielle Novis, superintendente do Maceió Convention & Visitors Bureau, a visita marca um momento importante para a cidade enquanto destino, já que Maceió vem tentando se consolidar e se posicionar em um segmento de eventos e negócios. Segundo a superintendente, a iniciativa também ajuda a colocar a cidade em um patamar além do turismo de sol e mar.
“Maceió já é um destino consolidado no segmento de lazer, e nosso desafio é mostrar que, além das nossas praias e belezas naturais, nós temos uma estrutura profissional e capaz de concorrer para a realização de eventos com outros grandes centros. Ser referência para um outro estado que já tem um trabalho consolidado nessa área é muito importante, enriquecedor e ajuda a facilitar o nosso trabalho aqui também. Acredito que outros estados também virão saber um pouco mais sobre esse entrosamento entre as entidades de turismo do trade e órgãos públicos em prol de um objetivo comum, que é desenvolver o estado de Alagoas”, acrescenta Danielle.
Até esta sexta-feira (21), os representantes da missão vinda do Paraná conhecerão restaurantes e hotéis alagoanos e também participarão de uma reunião entre os membros do Sebrae no Paraná e Sebrae em Alagoas.
Turismo MICE no Paraná
O Sebrae Paraná atua há quatro anos com um programa denominado Paraná MICE, que tem por objetivo contribuir para consolidar o estado como um destino competitivo no segmento turístico de negócios e eventos. O programa implementou vários projetos relacionados ao tema em seis cidades identificadas com o segmento. Entre as ações desenvolvidas por eles estão diagnósticos e planos de ações individuais, planos de ações estaduais, pesquisas de demanda, consultorias, rodadas de negócios, plano de capacitações por destinos, seminários e missões de benchmarking.
Fonte: Agência Sebrae Alagoas