Geral
Está aberto edital para promoção da Educação Empreendedora em Alagoas
O Sebrae em Alagoas lançou, esta semana, o Edital de Chamada Pública para a Promoção da Educação Empreendedora. O instrumento visa selecionar e apoiar, técnica e financeiramente, propostas de parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) envolvendo o fomento do empreendedorismo, no valor de até R$ 200 mil por IES. Os recursos do edital serão aportados pelo Sebrae Nacional e deverão contemplar até seis projetos em Alagoas.
As propostas deverão conter obrigatoriamente produtos do portfólio do Programa Nacional de Educação Empreendedora Sebrae para o Ensino Superior, entre eles: Desafio Universitário Empreendedor; Disciplina de Empreendedorismo; Disciplina de Empreendedorismo e Inovação; Projeto de Extensão em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto Social; Palestra de Empreendedorismo em Dois Tempos; Simpósio de Educação Empreendedora; além de ações propostas pelas instituições, como publicações de pesquisas, artigos e livros; cursos, seminários ou palestras; Centro de Empreendedorismo; Ações de Promoção e Capacitação ao Empreendedorismo de Alto Impacto; e Startups.
Somente poderão ser analisadas as propostas apresentadas por faculdades, centros universitários, universidades ou fundações credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), em qualquer graduação (licenciatura ou bacharelado) e situação regular de funcionamento. As IES que se interessarem em participar deverão encaminhar proposta com ações para docentes e discentes para um período de dois anos.
As IES deverão enviar documentos como a correspondência apresentando o Projeto/Plano de Trabalho; Prova de Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda (CNPJ) e Cópia do Contrato ou Estatuto Social, com alterações posteriores consolidadas, devidamente registradas nos órgãos competentes. O envelope contendo todos os documentos exigidos no edital deverá ser entregue até o dia de 10 de novembro, das 8h às 18h, horário local, no setor de protocolo da sede do Sebrae em Alagoas (Rua Dr. Marinho de Gusmão, 46 – Centro – Maceió).
Isabel Barcellos, analista da Unidade de Capacitação Empresarial (UCE) do Sebrae em Alagoas, destaca a importância do edital para as instituições que desejam trabalhar o empreendedorismo em suas grades curriculares e projetos.
“É importante que as IES não percam essa oportunidade de terem recursos para o desenvolvimento de ações em empreendedorismo para o corpo docente e discente. O desafio desse edital é inserir o empreendedorismo como conteúdo complementar da maioria dos cursos superiores oferecidos. Diante dele, o Sebrae pretende apoiar as instituições de ensino superior brasileiras a adotarem, de modo permanente, o ensino do empreendedorismo em suas práticas pedagógicas”, defende Isabel.
O edital completo poderá ser acessado através do site www.sebrae.com.br/alagoas.
Cronograma
A divulgação do resultado preliminar será feita no dia 21 de novembro. Os recursos administrativos deverão ser entregues nos dias 22 e 23 de novembro. Já a divulgação do resultado definitivo será feita no dia 07 de dezembro deste ano.
Programa Nacional de Educação Empreendedora
O Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) foi lançado pelo Sebrae Nacional em 2013 com o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino de todo o país por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos escolares nos ensinos fundamental, médio e superior.
A Educação Empreendedora propõe a ruptura de um modelo de prática educacional que privilegia a transmissão estática e a crítica de dados e informações sem estimular reflexões ou a aplicação dos saberes na forma de ações transformadoras. Embora exista uma variedade de conceitos, teorias e interpretações relacionadas ao tema, de maneira geral, o PNEE do Sebrae compreende que ela prioriza o equilíbrio entre o “querer fazer” e o “reunir as condições para poder realizá-lo”.
Fonte: Agência Sebrae Alagoas