Geral

Projeto Marceneiro Parceiro visa posicionar alagoanos frente a grandes empresas do Sul

19/10/2016
Projeto Marceneiro Parceiro visa posicionar alagoanos frente a grandes empresas do Sul

Por seu trabalho feito à mão, os marceneiros são também chamados de artesãos ou mestres. Contudo, os mestres alagoanos, especialmente aqueles em pequenos negócios, têm enfrentado uma concorrência injusta frente às grandes empresas de modulados, que enviam peças prontas de suas fábricas no Sul do país. Para capacitar esses profissionais e fortalecer o mercado local, o Sebrae em Alagoas e a loja Madeiras Brasil fecharam uma parceria na forma do Projeto Marceneiro Parceiro, que vai ofertar vantagens na obtenção de matéria prima e capacitação para gestão de negócios.

Para ajudar a explicar o projeto aos mestres, o Sebrae capacitou a equipe de vendas e colaboradores da Madeiras Brasil, que estão em contato frequente com marceneiros e seus ajudantes. Uma palestra de apresentação do Marceneiro Parceiro, seus objetivos, vantagens e regras foi conduzida na noite dessa terça-feira (19), na própria loja, pelos consultores Domingos Leão e Francisco Bahia, credenciados ao Sebrae na área de gestão da qualidade.

De acordo com Domingos – que também atua na área de marketing –, o projeto vem sendo trabalhado desde 2015, com levantamento das dificuldades encaradas no trabalho diário com um grupo de marceneiros alagoanos. Foi feito um planejamento de ações em cima dos dados, elaboradas as regras e Código de Ética do Marceneiro Parceiro, o qual os participantes devem seguir para participar das ações, que são gratuitas, uma vez assinado o termo de adesão de participação.

“A Madeiras Brasil vai fornecer também suas máquinas, para que os marceneiros possam cortar o material com precisão e qualidade, poupando tempo e ficando apenas com a tarefa da montagem para o cliente. O Sebrae vai fornecer capacitações sobre como formar preço corretamente, considerando material e mão de obra, sobre orçamento, fluxo de caixa, atendimento ao cliente e relacionamento interpessoal”, explica o consultor.

A diretora executiva da Madeiras Brasil, Cláudia Calheiros, declara que o Projeto Marceneiro Parceiro vai trazer várias vantagens aos mestres, principais parceiros da loja, e é preciso que toda equipe se aproprie desse conhecimento para poder transmiti-lo com segurança. “Ao utilizar as nossas máquinas para serviços básicos de corte e perfuração, o marceneiro ganha tempo e facilidade no seu trabalho. Ele pode montar o móvel com mais rapidez, atender mais clientes. É algo bom para o marceneiro e para nós, porque todos passam a vender mais”, afirma.

A próxima atividade do projeto será com os próprios marceneiros, no começo de novembro, quando eles farão uma visita técnica à fábrica Industrial Madeiras Brasil, no Tabuleiro, para que possam ver as máquinas em funcionamento e entender como poderão usá-las.

Outras vantagens da adesão ao Marceneiro Parceiro estão na presença gratuita de seu cartão de trabalho ou folder em display na loja Madeiras Brasil, no Jaraguá, apoio do Sebrae na própria confecção desses panfletos, desconto de 30% no desenho da perspectiva (desenho técnico) do projeto para ‘encantar os olhos’ dos clientes, entre outras.

Os consultores também pediram ajuda à equipe da loja para contribuir na disseminação das vantagens garantidas aos Microempreendedores Individuais (MEI), porém, não aproveitadas pelos marceneiros, como a possiblidade de ter uma maquineta para cartão de crédito – e assim facilitar o pagamento para o cliente –, emitir notas fiscais com taxas diferenciadas, poder fechar contratos de serviço com MEI, ao invés de sobrecarregar seu ajudante ou ter que abrir mão de projetos, além dos benefícios previdenciários.

“Muitos marceneiros já são MEI e já possuem esses direitos, mas não aproveitam. A gente fala com eles sobre a maquineta, que eles podem usar o cartão, mas eles parecem não acreditar e não usam. Acho que essa orientação sobre gestão vai ajudar muito para que eles percam esse medo e aproveitem todas as possibilidades que possuem”, aponta Alexsey Fagundes, vendedor da Madeiras Brasil.

Fonte: Agência Sebrae Alagoas