Geral
Empresa de Delmiro melhora resultados após consultoria do Sebraetec
Desenvolvido para promover o acesso de micro e pequenas empresas a serviços tecnológicos e inovação, o Programa Sebraetec tem permitido que diversos empreendimentos alagoanos cresçam e se diferenciem no mercado. Um deles é a Pisebem Revestimentos, que fica no município de Delmiro Gouveia. A empresa recebeu, por meio do Sebraetec, consultorias nas áreas de qualidade, do Programa de Aceleração da Competitividade (PAC), e sustentabilidade, de Segurança e Saúde no Trabalho (SST).
A consultoria do PAC, que visa melhorar a competitividade da empresa através da orientação baseada em requisitos do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), foi implantada na Pisebem entre os meses de junho e setembro deste ano, e já rende bons resultados mesmo com pouco tempo de conclusão. É o que afirma Marcelo Patrício, diretor da Pisebem.
“Melhoramos bastante o nível de aprendizado e maturidade da empresa. Já fiz diversos cursos do Sebrae, mas essa consultoria do Sebraetec foi diferente. Para mim, foi um divisor de águas para a empresa. Era exatamente o que estava faltando para que ela pudesse crescer ainda mais e ficar mais madura, refletindo, inclusive, no desempenho dos colaboradores”, destaca Marcelo.
O empreendedor ainda lembrou que a consultoria do Sebraetec contribuiu para que ele tivesse uma visão de futuro mais ousada, permitindo planejar o crescimento e ampliar o mercado e a atuação da Pisebem em Alagoas e em outros estados. Antes da consultoria do Sebraetec, a empresa havia alcançado a pontuação 81,78% após o diagnóstico do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (Prêmio MPE Brasil). Hoje, após a solução, essa pontuação chegou a 99,5%, comprovando a melhoria em diversos requisitos, como liderança, processos e resultados. Marcelo contou algumas de suas pretensões e planos para o futuro da Pisebem para os próximos anos.
“Nós já estávamos crescendo bastante. Agora, após essas capacitações, percebi que chegamos a um ponto em que podemos até virar uma franquia no futuro. Vamos abrir, em breve, uma loja em Paulo Afonso, na Bahia, e começar uma nova fase na empresa. Também estamos disputando o Prêmio MPE Brasil. Estou bastante otimista para esse prêmio e para o nosso futuro”, frisa.
Marcelo ainda ressaltou que indica as soluções do Sebraetec para outros empreendedores. “Com certeza, eu indico as consultorias do programa aos colegas empresários que também querem crescer. Mas, toda e qualquer ação requer um nível enorme de comprometimento por parte do empreendedor. Para que os resultados sejam vistos com mais eficácia, é necessário que o empresário esteja em sintonia com o consultor. Sozinho, o profissional não consegue conhecer as necessidades da empresa”, finaliza.
Ainda sobre o papel do empresário para o sucesso da consultoria, Vitor Pereira, analista do Escritório Regional do Sebrae em Delmiro Gouveia, afirma que a proximidade de Marcelo Patrício foi fundamental para que a solução desse certo.
“A consultoria foi muito produtiva. O empresário esteve presente e atuando ativamente em todos os momentos, o que facilitou bastante a consolidação dos resultados. A força empreendedora do proprietário e a forma de conduzir sua equipe foram fatores determinantes para o sucesso da consultoria. Mas, o mais importante e gratificante é saber que ajudamos a empresa no que concerne à sua principal atribuição: a gestão. Isso possibilitou o aumento considerável de sua competitividade”, destaca Vitor.
O analista finalizou lembrando que, desde o início da atuação do Sebrae em Delmiro Gouveia, a Pisebem já tinha acessado outras soluções da instituição, como os cursos Gestão Financeira e Marketing Na Medida e D-Olho na Qualidade - 5S's para Pequenos Negócios. A empresa também participou do Programa de Agentes Locais de Inovação (ALI), além de workshops, palestras e outros cursos.
Sebraetec
O Programa de Consultoria Tecnológica do Sebrae (Sebraetec) promove o acesso dos empresários de pequenos negócios a soluções em sete áreas de conhecimento da inovação, por meio de serviços customizados e especializados: design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabilidade e tecnologia da informação e comunicação.
A solução aproxima os pequenos negócios e os prestadores de serviços tecnológicos para a implementação da inovação. Para ter acesso aos serviços, basta ir até o ponto de atendimento do Sebrae mais próximo, com a identidade e com o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa, procurar o atendimento e explicar a situação da empresa, indicando em que ponto há a necessidade de inovar.
Dessa forma, o Sebrae pode acionar um dos seus consultores tecnológicos cadastrados para viabilizar o acesso à inovação para a empresa.
Fonte: Agência Sebrae Alagoas